sexta-feira, 11 de maio de 2012

Doenças mais comuns em peixes betta e seu tratamento.

Siga as flechas conforme os sintomas que seu peixe apresenta.



     Doença dos pontos brancos ou ictio
Outros sintomas: nadadeiras fechadas, peixe se esfregando nas pedras e no fundo do aquário, dificuldade para respirar.
tratamento: Labcon ictio.

     Doença do veludo ou Oondiose
Outros sintomas: Falta de apetite, respiração ofegante, perda do equilíbrio e peixes esbranquiçados.
Tratamento: Labcon ictio associado ao  Labcon aqualife.

     Costiose
Outros sintomas: Falta de apetite, ramificações vermelhas nas nadadeiras, peixe se esfregando no fundo do aquário.
Tratamento: Labcon ictio associado com Labcon aqualife.

     Olhos embaçados
Outros sintomas: Falta de apetite, respiração ofegante e inchaço das brânquias.
Tratamento: Labcon ictio associado com Labcon aqualife.

     Olhos inchados
Outros sintomas: Barriga inchada, nadadeiras roídas.
Tratamento:  Labcon ictio associado com Labcon bacter.

     Fungo na boca
Tratamento: Labcon bacter associado com Labcon aqualife.

     Doença do algodão
Outros sintomas: perca de escamas.
Tratamento: Labcon aqualife.

     Septicemia
Outros sintomas: Vasinhos sanguíneos dilatados ao redor dos olhos e na base das nadadeiras, nadadeiras roídas e desbotadas.
Tratamento: Labcon Bacter e Labcon aqualife associado à ração medicamentosa Alcon cure.

     Nadadeiras Roídas
Tratamento: Labcon Bacter e labcon aqualife associado à ração medicamentosa Alcon cure.

     Buracos na cabeça ou doença dos Ciclídeos
Tratamento: Labcon bacter e labcon aqualife associado à ração medicamentosa Alcon cure.

   Tuberculose ou Barriga de seda
Infecção bacteriana relacionada com a má qualidade da água.
Outros sintomas: Perda de escamas, palidez das cores, destruição das nadadeiras.
Tratamento: Labcon bacter  associado à ração medicamentosa Alcon cure.

     Hidropsia
Outros sintomas: Manchas vermelhas no corpo, destruição das nadadeiras.
Tratamento: Labcon bacter  associado à ração medicamentosa Alcon cure.

     Água muito alcalina ou cloro na água
Outros sintomas: Pode haver perda de escamas.
Tratamento: Verifique as condições de pH com Labcontest pH tropical e Labcontest dureza em Carbonatos KH. Certifique-se da ausência de cloro com Labcon Clorotest. Confirmado a alcalinidade axcessiva, corrija com Labcon Acid. Adicione a água com Labcon Protect plus.

     Água muito ácida
Outros sintomas: Nadadeiras roídas e desbotadas.
Tratamento: Verifique as condições de pH com Labcontest pH tropical e Labcontest dureza em Carbonatos KH.Confirmado a ácidez excessiva, corrija com Labcon Alcali. Adicione a água com Labcon Protect plus.

346 comentários:

  1. Muito obrigado!
    ele ainda vai melhorar muito!

    ResponderExcluir
  2. Meu peixe beta esta com alguns sintomas desde ontem quanto tempo tenho para iníciar o tratamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oii tenho dois betas em um aquario com divisoria mas um deles so esta no fundo do aquario e nao come mais com frequencia nao nada apenas fica parado no fundo pqq

      Excluir
    2. Caraca o mesmo que o meu
      O meu só ta no fundo e n está comendo nada
      Toda hora que ele nada ele sempre vai pro chão no aquário
      será a mesma coisa do meu e o seu

      Excluir
  3. Você deve começar o tratamento o quanto antes, esperar pode ser fatal para seu amigo!

    ResponderExcluir
  4. meu peixe é velho ^^ ele ficou com um dos olhos saltados para fora dai o olho ficou brando...no outro dia o olho parece ter sumido e ele agora so tem um mais parece que ele nao esta bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu Beta está na vertical. A agua estava totalmente poluída. Acho que meu afilhado colocoumuita ração. Pois ele já tem 2 anos e isso nunca aconteceu. O aquário ficou cheio de algas verdes, que se não me engano acidifica a agua, correto? Troquei as pedras e a agua mas ele continua na mesma posição, e se alimentando pouco. Não existe nada caseiro que possa ser feito?Já vi gente falar que usa homeopatia para tratar do aquário.
      Obrigada e um abraço.

      Excluir
    2. Em primeiro lugar verifique o porque das algas, o aquário não pode estar pegando luz direta, bom andei pesquisando e o que pode ajudar é aloe vera, mas nunca testei então não posso confirmar a eficacia. Deixe o seu peixe o mais queto possível e com pouca luz.

      Excluir
    3. E para o peixe que perdeu o olho, tente manter a aguá em perfeito estado para evitar que o peixe pegue algum tipo de bactéria no olho que foi ferido!

      Excluir
  5. Bom dia!
    Meu Bettas morreu ontem, ele estava bem no outro dia depois ficou no canto do aquário e morreu. Tinha um pouco de pontos brancos.

    ResponderExcluir
  6. quando eu fui viajar deixei meu betta com minha prima (pequena)e depois de 1 semana quando eu fui olhar o aquario estava cheio de comida pra tudo que é lado (ela dseu muita, mas muita rasão) eu troquei a água e as pedras mas o meu betta está estranho, está nadando muito diferente, as suas nadadeiras estam menores e roidas,eu não tenho certeza mas me parece que as branquias estam inchadas, mas o que mais me preocupa é o seu modo estranho e "desesperado" de nadar, o que eu faço? qual remedio voce me indicaria? obrigada desde já, por favor me responda pois estou muuito preocupada !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E precisaria de mais algum detalhes para te ajudar! Ele esta com o ventre inchado sim ou não? Existe alguma marca ao londo do seu corpo? Se for só a natação irregular pode ser água muito acida, daí então é só tratar com Labcon Alcali,isso ocorreu justamente por causa do excesso de comida, e é muito normal crianças fazerem isso, se possível da próxima vez deixe só com adultos!

      Excluir
  7. Boa Noite meu peixe beta é azul só que anda aparecendo "manchas" vermelhas somente em torno das nadadeiras, ele esta sempre na surperfice e mal nada e quando nada é completamente assustado, ele esta respirando diferente e não esta comendo, por favor alguém me da uma luz sobre meu peixinho o que deve ser o que preciso fazer faz 2 dias que ele não come nada :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaaaaaaah e ele anda meio torto quando esta parado respirando.

      Excluir
  8. Oi, tenho um Beta azul e a uma semana ela está diferente. Há umas duas semanas notei que o peixe estava maior e com o abdômen mais inchado. Mas, como ela gosta muito de comer e sabia que minha mãe havia dado comida a mais, achei que era por isso, até porque ela parecia super bem. Porém, ao olhá-lo de cima, percebi que um dos lados parecia mais próximo do normal, com um leve volume, enquanto o outro estava muito ovalado, mas o comportamento dela estava normal. Agora, de uns três dias pra cá, notei que ela estava mais quieta do que de costume, ficando sempre parada no mesmo lugar, na maior parte do tempo na superfície, e também com a coloração não tão brilhosa. Por fim, hoje ela incrivelmente não quis comer nada o dia todo! Está com as brânquias mais abertas que o normal e respira diferente quando vai à superfície. Além disso, fica com a cauda e a nadadeira ventral "murchas" e o rabo (final da coluna) caída para o lado. As nadadeiras laterais ficam o tempo todo em posições diferentes: a direita, do mesmo lado para o qual o rabo fica caído, fica sempre fechada, junto ao corpo, enquanto que a esquerda fica sempre aberta. Quando vai nadar, as vezes parece confusa. A parte de baixo da boca, cabeça e abdômen estão levemente esbranquiçadas mas não há manchas nem pintas de nenhuma cor. Também não há sinal de lesão nas nadadeiras (não estão roídas). O que pode ser isso?? O que posso fazer?? Não posso ver a Dory doentinha =(((

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser hidropsia, as nadadeiras murchas, e a respiração anormal é devido a doença, o peixe fica depressivo, não se alimenta direito isso tudo aparece na coloração e na movimentação do seu peixe, comece com o Tratamento: Labcon bacter associado à ração medicamentosa Alcon cure.

      Excluir
  9. meu peixe esta com umas pintas douradas pelo corpo eas nadadeiras estao fechadas oque é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se seu peixe estiver se esfregando como se estivesse se coçando no fundo do aquário ou nos enfeites com toda certeza é ictio faça o tratamento com Labcon ictio.

      Excluir
  10. Estou super preocupada com a peixinha daqui de casa.... pois ela nao come a uns 5 dias, ela ate tenta mais a comida sai da boca com facilidade, observei uma leve ruptura na boca (que alias nao fecha mais), ela esta ficando com a cauda ruida e com uma camada acinzentada na barriga ate a cabeca.... o q fazer, pois se nao cuidarmos dela com as devidas medicacoes, ela nao vai aguentar, pois ja sao muitos dias sem comer!!! Desde ja, Agradeco!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os peixes podem se machucar e assim como nós eles podem adquirir uma bactéria no ferimento e por consequência ficar com Oondiose (a conhecia da doença do veludo) então a melhor coisa a se fazer é manter ele longe das bactérias. Faça o Tratamento: Labcon ictio associado ao Labcon aqualife, o aqualife vai purificar a aguá e o ictio vai tratar de matar as bactérias do aquário e evitar a Oondiose ou qualquer doença que seja ocasionada por bactérias.

      Excluir
  11. O meu peixinho Betta, está estranho, fica só paradinho na vertical e não desce mais para dormir, tenho observado que ele está com umas manchas esbranquiçadas nos brônquios e próximo da boca, desde quarta-feira percebi que ele não está se alimentando, fiquei muito preocupada, ontem resolvi trocar a água, pois achei... sera que é a água?? apesar de não fazer muito tempo que havia trocado, mas mesmo assim fui trocar. Quando tirei ele do aquário e coloquei em outro potinho para fazer a limpeza, levei um baita susto, pois ele estava sangrando...fiquei apavorada e quando olhei direitinho percebi que ele havia perdido parta da barbatana. Logo fui ao Petshop e o rapaz me indicou pingar duas gotas do remédio Bactericida e Fungicida Atlantys na beteira... Mas estou muito preocupada com o nosso peixinho pois ele não quer comer... e fica paradinho o tempo todo... será que este seria o tratamento correto mesmo? Provavelmente ele está com alguma bactéria? E qto a barbatana será que ela se refaz? Estou muito triste por favor me ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essas manchas esbranquiçadas podem ser os fungos já formados em possíveis machucados, você trocou a água completamente? Pois isso pode ser fatal quando seu pet já está bem doente, os produtos contra bactérias irão ajudar sim a evitar os fungos e eliminar possíveis bactérias se ele voltar a comer normalmente (de preferência TetraMin)ele pode sim refazer suas barbatanas!

      Excluir
  12. Olá, tenho um betta que a 5 dias atras
    ficou com a barriguinha inchada e a escama eriçadas. Percebi que abriu um buraco ao lado direito perto da nadadeirazinha da frente. No 2° dia saiu umas coisas, parece cocô mas nao tenho certeza, pois nunca tive um betta e nao sei aonde é o anus do peixe. Apos isso desinchou um pouco. Enfim, está sem comer durante esses 5 dias, e esta triste, e so fica na parte de baixo do aquario, so se mexendo para pegar ar. Por favor me ajude, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está dando ração da maneira correta? pois uma má alimentação pode acarretar esses sintomas, o anus do peixe se localiza no abdômen do peixe e pode ter sido sim as fezes do seu pet! eu sugiro que leia o meu artigo sobre alimentação para evitar que aconteça novamente e te ajudar com eventuais duvidas.

      http://euamobettas.blogspot.com.br/2012/01/como-dar-comida-para-seu-peixe-betta.html

      Excluir
  13. Infelizmente acho que meu pai exagerou na alimentação sim. Eu dou uma ração chamada PROBETTA. O problema que o bichinho continua sem querer comer. Acho que ele não vai durar até amanhã, ja esta com uma coloração diferente e muito fraco para pegar ar. Estou até triste por ele está sofrendo :(
    Você acha que para o próximo peixe eu deveria trocar de ração?
    Muito obrigado mesmo pela ajuda.

    ResponderExcluir
  14. A melhor ração para bettas é a bettamin, você pode dar uma animada no seu peixe mostrando um espelho para ele, ele irá achar que tem outro macho e vai tentar se "mostrar", vai ficar eriçado e a sua coloração vai ficar mais atenuante!

    ResponderExcluir
  15. O peixinho morreu, mas obrigado mesmo pela ajuda. Aprendi bastante com você. Comprei mais um betta, e agora saberei cuidar melhor. Muito obrigado. Bjaoo.

    ResponderExcluir
  16. possuo dois dojos e ambos doentes só que nenhum dos simtomas acima, bom o primeiro: ta com uma especie de fungo que se a semelha ao verme ancora, gostaria de saber o tratamento e o qe fazer pra ter certeza se é ou não. ja o outro esta sangrando a boca e perdendo os bigodes ao redor da boca, oque pode ser e qual tratamento se tem como salvalos.. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alias pra resaltar estão em aquarios separados, e ja tive um bagre que teve os mesmo sintomas do segundo dojo que citei e morreu

      Excluir
    2. Bom primeiramente esse blog é voltado especialmente para bettas, não tenho experiência com outros peixes mas, tentado ajudar, use bactericida para evitar possíveis doenças e faça um teste de ph e veja se esta em equilíbrio com o que seu peixe precisa e se possível use Labcon aqualife para auxiliar nas nadadeiras ruidas!

      Excluir
  17. Olá! tenho um betta vermelho,mas reparei hoje pela manhã que ele está "perdendo a cor",e tem uma manchinhas brancas na nadadeira, mas bem poucas msm. até ontem ele estava bem,ele fica de frente para uma janela só de vidro, será que a luz constante pode deixá-lo doente?!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Oi, pessoal, estou precisando da ajuda de vcs. Estou muito triste pois, meu peixinho morreu nessa última teça-feira (17/06/2013). Pra falar a verdade estou arrasada, porque o bichinho era uma figura... Gostaria muito que vcs pudessem apontar todos os erros que cometi ao cuidar dele. Não tenho a menor experiência e procurei fazer o melhor para ele. Mas acho que meu melhor foi o pior, porque ele ficou comigo por apenas três meses. Eu fiz o seguinte:

    CUIDADOS COM O AQUÁRIO:

    * Comprei um aquário pequeno de 4 litros, termômetro e aquecedor. Deixava a água entre 25º/27º. Usei cascalho natural porque as pedras que vieram naquela beteira menor eram coloridas e soltavam tinta na água.
    * Usei água da mina ao invés da água da torneira, fiquei com medo do cloro machucar o Flyper.
    * Fazia a troca da água semanalmente e trocava toda a água. Deixava a água nova com o aquecedor para que ele não estranhasse a temperatura.
    * Desinfetava as pedras de cascalho e uma plantinha artificial com água sanitária, assim como o aquário, deixando tudo de molho por aproximadamente 5 minutos. Depois enxaguava tudo muito bem com água corrente.

    ALIMENTAÇÃO:

    * Comprei uma ração que todos dizem que é muito boa a Betamin. Dava a ele uma pequena quantidade três vezes ao dia.

    No domingo a tarde percebi que ele estava sem apetite e com o corpinho todo esbranquiçado, mas, ainda assim, ele comeu, por morar numa cidade pequena não pude conseguir a medicação de imediato, pois o comércio não funciona. Já na segunda feira ele estava todo amuadinho, sem apetite, com a nadadeira direita parada e escondidinho atrás das pedras (coisa que ele não fazia, pois era bem ativo). Fui até a loja onde o comprei e falei dos sintomas do peixinho, então o vendedor me indicou dois produtos da Labcom: Aqualife e Ictio. Falei à ele a litragem do aquário, que é 4 litros, e ele me mandou pingar 8 gotas de Aqualife e 4 gotas de Ictio. Depois de pingar a medicação percebi uma melhora no Flyper, no dia seguinte pinguei novamente a medicação e no fim da tarde ele morreu.

    Por favor, me respondam e apontem tudo o que fiz de errado. Quanto a quantidade da medicação foi correta? Achei que a água ficou com uma coloração muito forte, será que o tratamento não foi uma superdosagem?
    Por gentileza não deixem de me orientar para não cometer o mesmo erro com o próximo peixinho.
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, acredito que que troca frequente, o uso da água sanitária e a troca total da aguá foi o que ocasionou a morte do seu pet. A grande dificuldade com bettas normalmente é a troca da água, se eu puder te recomendar, recomendaria usar um motor, por mais que não seja necessário ele mantem a mesma agua e você não corre o risco de perder o pet tão facilmente!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Oi, Jeniffer,
      Obrigada por responder. Sobre a questão da dosagem da medicação estava mesmo correta? Pinguei 8 gotas de Aqualife e 4 gotas de Ictio (ao mesmo tempo) em um aquário de 4,5L.
      Sobre sua recomendação, por favor não ria nem peça paciência aos céus (rsss), mas o que é motor? Comprei um outro betta e realmente quero cuidar dele muito bem e principalmente da maneira correta. Quando for trocar a água, o quanto tenho que deixar da água do aquário? Tenho uma cisma que vai ficar algum fungo ou bactéria que pode agredir o peixinho. Vc aconselha lavar as pedras do aquário apenas com água corrente ou posso, além disso, ferve-las. Se não se incomodar, gostaria de estar tirando dúvidas com vc, pois percebi que entende bastante sobre o assunto. Esses peixes são muito espertinhos e é um pecado não cuidar deles direitinho.
      Grata.

      Excluir
    4. Caraca 8 Gotas, o cara queria mesmo matar seu peixe....
      a dosagem é igual tanto para ictio, quanto para aqualife.
      A cada dois litros é necessário pinga 1 gota de Ictio e 1 Gota de Aqualife:
      2 Litros = 1 Gota ICTIO
      2 Litros = 1 Gota AQUALIFE

      ou seja se você tiver um aquário com 4 litros, você ira pingar 2 gota de aqualife e 2 gota de ictio.


      Excluir
    5. Oi, Buckys Buc,
      Valeu pela orientação. Apesar de ser leiga no assunto também achei que houve uma superdosagem, e isso pode ter agravado a situação e matado meu peixinho.

      Excluir
    6. olha eu sempre sugiro que leia as instruções na maioria das vezes os vendedores não estão instruídos sobre os produtos mas precisam vender, então cuidado!

      Excluir
    7. Cristiane Reis, se possível me adiciona no facebook para tirar as maiores duvidas https://www.facebook.com/jeniffer.correa.sales

      Excluir
  19. Esqueci de falar que quando percebi as manchas brancas no corpinho do peixe, corri e troquei toda a água do aquário porque achei que a água estava turva e por isso ele havia pego algum tipo de fungo e lendo outros cometários vi que vc disse para a moça trocar toda a água pode ser fatal. Vou te falar a verdade: estou me sentindo péssima. Acho que fiz tudo errado. Ele morreu por minha culpa.

    ResponderExcluir
  20. Meu betta ta com os pontos brancos.. como faço pra tratar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Possivelmente é ictio e precisa urgente tratamento especifico para ictio!

      Excluir
  21. Olá tenho um betta azul q está com o vente inchado meio amarelado ficá o tempo todo na superfície ele tenta ir no fundo da beteira mas não consegue a a maior parte do tempo fica deitado de lado mas está se alimentando certinho.
    Meu filho deu muita ração para ele é passou 15 dias sem trocar a água da beteira ele fica também com as nadadeiras murchas o que fazer?
    Desde já te agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente e hidropsia, você precisa usar o quanto antes bactericida e uma ração medicamentosa o quanto antes!

      Excluir
    2. Oribrigada vou iniciar o tratamento imediatamente a beteira dele suporta 3Lts de água tem uma divisória móvel na diagonal do outro lado fica uma fêmea branca que passou pelo mesmo   processo do azul de excesso de ração e água polui porém ela não apresentou nenhum sintoma ela tbm deve receber o mesmo tratamento do azul? O tratamento deve durar quantos dias?
      Qual a quantidade exata de ração um beta deve ingerir por dia? Qual frequência para trocar a água?
      Devo troca toda a água?
      O ar condicionado pode prejudica?
      O fato da casa passar meio turno fechada afeta eles?
      Obrigada mesmo por tirar as minhas dúvidas é q so tenho 33 dias com eles e nao sei nada sobre betta.

      Excluir
    3. olha eu não aconselho o macho a ficar do ado da fêmea porque isso deixa ele estressado, retire o quanto antes!
      sobre o tratamento é melhor você perguntar exatamente para a pessoa que te vendeu e ler bem as instruções!
      a melhor ração é a tetramin pode dar para eles 3 vezes por dia "uma pitada"
      a aguá pode ser trocada parcialmente de 15 em 15 dias, os peixes bettas são peixes de aguá quente então se o clima estiver ameno não tem problemas!
      olha eu não tenho provas que afeta mas seria bom eles pegarem uma luz indireta pelo menos 1 hora por dia. se possível siga nosso blog na caixa ao lado direito! obrigado!

      Excluir
    4. Muito obrigada mesmo seguir passo a passo todas as suas recomendações e acredite o betta azul está reagindo muito bem ao tratamento e muito rápido só tenho q te agradecer e te parabenizar por esse trabalho tão bonito...
      Só falta separar ele dá fêmea vou fazer isso agora mesmo... Possuo duas beteiras cada uma com um casal mas ambas possuem divisórias, posso
      colocar duas fêmea e dois machos com divisória e claro?
      Deus te abençoe.

      Excluir
    5. Você deve evitar que um betta fêmea ou macho conviva com outro pois eles são muito territórias e não aceitam outros no seu aquário. o melhor seria se a divisória fosse escura, que um não enxergasse o outro ai não haveria problemas!

      Excluir
  22. Olá, temos alguns betas femeas e estao no mesmo aquario, porém percebemos que alguns estão no fundo meio tortos quase que deitados e parece ofegante. Ja colocamos termostato e um filtro de agua porém não sei se é devido ao frio eles nao estao comendo e essas que estao no fundo nem sobem pra respirar. O que pode ser? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom a principio tirar elas do mesmo aquário, é muito raro que elas fiquem bem umas com as outras. Com a ajuda de um lanterna verifique se existem machucados por possíveis ataques e trate separadamente com bactericida e ração medicamentosa! Se não resolver volta aqui!

      Excluir
  23. Tudo bem?
    Gostaria de agradecer ao blog e também à todos aqueles que, por amor à seus pets, disponibilizam informações preciosas que nos ajudam a cuidar dos nossos. Escrevo isso, porque, como vocês viram perdi meu betinha Flypper no dia 16 de Junho. Fiz toda a desinfecção do aquário, assim como dos acessórios. Comprei um outro peixinho e qual não foi minha surpresa ao descobrir que o bichinho veio da loja infectado com Íctio. O negócio foi tão violento que ele começou a se bater no termômetro, a se esfregar no cascalho, a respiração estava super ofegante e de repente ficou estático no fundo do aquário, com a respiração mais ofegante ainda e a barriga virada pra cima, comer, nem pensar. Pensei que ele fosse morrer. Mas iniciei o tratamento imediatamente. No terceiro dia fui saudada com um Blue meio amuadinho, nadando pra cima e pra baixo quando me viu. Ele agora está ótimo.
    Obrigada à todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Eu fico tão contente em ter te ajudado! eu espero que daqui pra frente ele tenha uma vida bem longa e saudável, e muito bom quando ler isso cristiane!

      Excluir
  24. Oi, Boa noite! (agora são 21:11 (= )
    Meu Betta estava normal, ele é azul.
    Depois que troquei a água nesse final de semana passado, ele não quis mais comer e hoje percebi um ponto preto (Se assim posso descrever) e fiquei preocupado, ele não tinha mudado o comportamento até hoje meio dia que ficou parado no canto onde contem uma alga (de enfeite), fica sempre em cima da alga, não quer comer, queria postar uma foto para você ter mais detalhe, porém aqui não tem como.
    Procurado na net, descobrir que pode ser uma doença chamada "Costiose".
    O que devo fazer?
    Será se realmente ele está doente?
    Adoro ele e minha namorada também e não sei o que fazer.
    Grato pelo espaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luís Carlos, pelo que li a respeito, se for mesmo costiose, o tratamento é com Ictio e Aqualife da Labcon. A dosagem é uma gota de ambos a cada 2 litros dia sim, dia não. E a cada três dias tirar metade da água do aquário com uma mangueirinha (sifonagem) e completar a água com medicação. Eu uso uma garrafa de 2 litros preparo a medicação completo a água do aquário e o que sobrou jogo fora. Realizar o procedimento observando o progresso do seu peixinho.

      Excluir
  25. Muito Bom, mas eu tenho uma dúvida logo quando comprei o meu peixe as suas nadadeiras eram bem esticadas, agora estão bem mais encolhidas e em algumas partes estão amareladas. Quando o alimento ele não come (só as vezes)e também quando bato no lugar aonde ele está no aquário ele não reage ele fica quieto, mas sendo que antes ele saia correndo. O ele tem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, vamos partir do princípio: o PH da água do aquário está neutro? Eu utilizo o labcon Tropical para realizar essa verificação. Em muitos casos quando a água fica muito ácida pode ocorrer o fechamento das nadadeiras, assim como o desbotamento das mesmas. Se esse for o caso pode ser resolvido com labcon Alcali (eu cito labcon porque é o que eu uso, mas vc pode usar o de sua preferência). Um outro fator importante é a variação brusca na temperatura da água, pois isso torna o seu peixinho vulnerável à doenças, principalmente o ictio. Ele apresenta pontinhos brancos pelo corpo? Está com a respiração ofegante? Está se batendo ou se esfregando no cascalho ou nos ornamentos do aquário? Pois pode ser ictio. Caso seja mesmo íctio o tratamento é semelhante ao de costiose, a diferença é que o tratamento deverá durar 20 dias e a temperatura da água deverá ser elevada (lentamente) até 30º.

      Excluir
  26. Bom, vamos partir do princípio: o PH da água do aquário está neutro? Eu utilizo o labcon Tropical para realizar essa verificação. Em muitos casos quando a água fica muito ácida pode ocorrer o fechamento das nadadeiras, assim como o desbotamento das mesmas. Se esse for o caso pode ser resolvido com labcon Alcali (eu cito labcon porque é o que eu uso, mas vc pode usar o de sua preferência). Um outro fator importante é a variação brusca na temperatura da água, pois isso torna o seu peixinho vulnerável à doenças, principalmente o ictio. Ele apresenta pontinhos brancos pelo corpo? Está com a respiração ofegante? Está se batendo ou se esfregando no cascalho ou nos ornamentos do aquário? Pois pode ser ictio. Caso seja mesmo íctio o tratamento é semelhante ao de costiose, a diferença é que o tratamento deverá durar 20 dias e a temperatura da água deverá ser elevada (lentamente) até 30º.

    ResponderExcluir
  27. Obrigado por responder!
    Comprei Aqualife e o rapaz da loja me ensinou exatamente o que você falou, já fiz isso e ele está normal, comprei uma batta (fêmea) e ele esta feliz da vida, único problema é que ele ainda não voltou a se alimentar como antes...
    Coloquei a betta do lado dele e ele fez um ninho (se assim posso dizer), fiz até uns vídeos com ele nadando, se exibindo para a fêmea, porém queria tirar ele perto dela, mas minha namorada acho que ele vai ficar triste por ela não esta mais... Você tem alguma dica?

    Desculpa se não postei no lugar correto.
    Tem Fanpage o blog?
    Muito obrigado!!!
    O blog é sensacional, parabéns!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, na realidade o blog pertence a Jeniffer Sales. É ela que merece todas as honras. Ela criou um blog onde as pessoas trocam experiências, conhecimentos, alegrias e até mesmo tristezas, pois como o próprio blog chama Eu Amo Bettas, e porque amamos nossos pets acabamos por nos preocupar com os outros bettas, afinal de contas eles são muito espertos. E esse espaço permite essa troca de experiências e informações PARABÉNS JENNIFER, faço de minhas palavras as palavras do Luís Carlos.
      Agora sobre seus pets eu não acho legal a fêmea ficar junto com o macho por dois motivos: o primeiro é que os machos são peixes de briga, em outras palavras, eles são naturalmente solitários. O segundo motivo é que ele, talvez, não esteja totalmente recuperado, e isso pode infectar a fêmea também, talvez por isso ele não esteja brigando com ela. No seu lugar, eu os colocaria separados e observaria a fêmea. Outra dica é sempre colocar os novos peixes em quarentena, pode acontecer do pet vir da loja já doente.

      Excluir
    2. Acho que entendi errado... A fêmea está ao lado dele, mas em um outro aquário correto? Mesmo assim eu não aconselharia, porque ele está em fase de recuperação, pode ser estressante para seu peixinho. Acredito que quando ele está se exibindo está com as guelras bem abertas, isso significa que está procurando briga. Espere ele se recuperar totalmente.

      Excluir
    3. É, eles estão em aquários separados.
      Se ele quer brigar, porque ele faz o ninho (as bolinhas)?
      Quando cheguei do trabalho, percebi que ela mudou de cor, esta meio verde e abre as guelras dela.
      Porém Sheldon (Nome do macho) fica nadando para lá e para cá e só para pra fazer as bolinhas...
      Vou tirar ela perto dele.

      Desculpa fazer tantas perguntas, é que sou novo nessa fase de criar betta e vocês são as únicas pessoas que tenho "proximidade" para trocar experiência.

      Excluir
    4. Em relação as bolhinhas são para colocar ovos fecundados (apesar de brigões são os pais que cuidam deles). Não tenho experiência de procriação em cativeiro, então, talvez não consiga sanar suas dúvidas.
      Procure manter sempre o PH da água neutro, e a temperatura entre 24º/25º.
      Minha beteira tem 3 litros e eu uso um aquecedor de 2,5w e tenho um termômetro para acompanhar a temperatura da água. Procure trocar a água 1x por semana ou no máximo até 15 dias (eu particularmente faço trocas semanais e troco apenas 50% da água). Procure deixar a nova água na mesma temperatura da do seu peixinho, caso use água da torneira use um anti cloro. Deixe uma buchinha separada para lavar o aquário, assim como seus ornamentos, use apenas água corrente, nada de detergentes ou qualquer outro tipo de produto químico.
      Evite bater no vidro do aquário porque para eles é mais ou menos como se fosse um rojão estourando do lado do nosso ouvido.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
    5. Luís Carlos Carneiro27 de agosto de 2013 às 21:02

      Grato pelas dicas, muito obrigado mesmo!
      =)

      Excluir
    6. Só esqueci de dizer que seria interessante ter uma pequena farmácia (só por precaução) como você já tem o Labcon Aqualife, fica faltando o Labcon Íctio e o Labcon Bacter. É que do dia pra noite eles adoecem e quanto antes iniciar o tratamento, maiores são as chances de recuperação.
      Meu primeiro betta morreu porque não tinha experiência, muito menos informações sobre como cuidar dele quando adoeceu. Depois de muito pesquisar, trocar informações, entender um pouco mais sobre esses peixinhos, que na minha opinião, são muito inteligentes, aprendi muito e passei a criar vários e com um tempo de vida longo. Por isso quando vejo alguém se preocupando com seu bichinho, sinto que devo compartilhar aquilo que aprendi.

      Excluir
    7. anônimo se puder me enviar um e mail, gostaria de conversar com você! jeniffer.correa.sales@hotmail.com muito obrigado pela ajuda com as respostas!

      Excluir
    8. em questao das bettas, voce nao observou um ponto branco em baixo da barriga da betta femea? ou entao listras nas verticais? se as betta femea estiver assim e o macho ter feito um nionho grande, voce podi conseguir tirar alevinos de bettas

      Excluir
  28. meu betta nao abri mais as nadadeiras e nem as gueurras quando olha para outro betta. o que podi estar acontecendo e o que posso fazer? nao é o primeiro betta que acontece isso, os outros ja levei a loja de peixes, mas eles quiseram tratar eles mesmo, mas eu queria saber o que acontece e o que posso fazer, alguem podi me ajudar?

    ResponderExcluir
  29. Olá, minha filha tem um beta macho, ele apresentou hoje uma vista inchada,e a boca também. Ele não quis comer!
    Por favor me ajude, pois no meu desespero eu troquei a água toda do aquario, pensando que a sujeira e que havia causado tal dano nele. O que eu faço? desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  30. Aparentemente seu betta está com a doença dos olhos Inchados, conhecida como Pop-eye.

    Os sintomas mais comuns desta doença são apresentar os olhos inchados e com o aspecto "saltado". Os peixes com olhos inchados podem ainda apresentar a barriga inchada e as nadadeiras roídas. Verifique se ele apresenta alguns destes sintomas ok?

    Supondo que realmente que seja Pop-eye a primeira coisa a fazer é isolar o peixe em um aquário hospital, sem cascalho nem plantas, (não faça o tratamento no aquário principal este tratamento mataria as bactérias de sua filtragem bilógica. Se não tiver um aquário reserva use um balde ou bacia nova (que nunca tenha sido usada).
    Feito isto, use o um anti-bactericida conforme recomenda a bula.

    ResponderExcluir
  31. meu beta esta com dificuldade pra se manter na surpeficie, e nao abri mais suas nadadeiras, o que posso faazer, o que podi ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sintomas de uma doenca, o que pode se é verificar se apresenta tufos de algodao pelo corpo ou nadqdeiras roidas, assim q me falar te passo um medicamemto, lembrande de nunca trocar a agua e deixar em quarentena com um pouco dq aguado aquario.

      Excluir
    2. um deles apresenta nadadeira ruida, o outro nao apresenta nada! so nao consegui permanecer nadando por muito tmepo, e nao abre mais ua nadadeiras!

      Excluir
    3. o que aconteceu com ele?

      Excluir
  32. Olá, preciso de ajuda com meu beta!! Tenho um beta vermelho que estava ficando no fundo do aquário escondido há alguns dias. Só subia para pegar o ar. Mudamos ele ontem para um aquário ainda maior (agora com 15 litros). Achamos que ele poderia melhorar, mas está pior. Hoje presentou manchas mais claras em cima do corpo (como desbotamento) e se enfia entre as plantas artificiais no fundo do aquário. Parece estar ofegante. Quando ele sobe à superfície, quase não se sustenta e acaba caindo lentamente. Não quer mais se alimentar como antes. Colocávamos a comida e ele vinha comer na hora....porém agora parece que não vê mais a gente! Coloquei um aquecedor na água agora e despejei 1 colher de café de sal grosso. O que mais posso fazer???? Agradeço a ajuda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro de tudo, coloque seu amigo em um aquário menor. Veja bem ele pode morrer afogado, uma vez que precisa subir até a superfície para respirar.
      Feito isso, deixe o aquário sem nenhum ornamento (apenas o aquecedor), coloque 50% da água do aquário e 50% de água nova, é muito importante que a nova água esteja na mesma temperatura da água do aquário, não esqueça de verificar se o PH da água está neutro. Em seguida eleve gradualmente a temperatura da água até 30º. Pingue Labcon Íctio e Labcon Aqualife (É UMA GOTA DE CADA PARA CADA 2litros DE ÁGUA. MAIS QUE ISSO PODE FRITAR SEU AMIGO). Deixe a medicação agir, no quinto dia faça uma sifonagem de 50% da água e em seguida complete com uma nova água (na temperatura de 30º, ph neutro e com a medicação). Deixe a medicação agir e repetir o procedimento no décimo dia, décimo quinto dia e vigésimo dia. Há pessoas que fazem esse procedimento a cada 48hs, porém é muito estressante para o peixe.
      Feito isso, seu amigo vai ficar zerado e depois é vida normal.
      Só fique atento em relação à temperatura da água. Quando o “seu vermelhinho” melhorar, procure manter uma temperatura constante, sem oscilações (o ideal é 24º/25º) e verificar se o PH da água está neutro.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  33. o meu perdeu as nadadeiras maiores fik quase no cotoco dunada

    ResponderExcluir
  34. Respostas
    1. Primeiro de tudo analise o PH da água. O meu começou a desmanchar as nadadeiras e quando medi o PH da água estava muito ácida. Usei o Labcon Alcali e o problema foi resolvido.
      Se esse não for o caso, o problema é bactéria. Nesse caso vc terá que usar o Labcon Bacter ou outro de sua confiança. Leia atentamente as instruções. Caso tenha alguma dúvida é só perguntar, ok?

      Excluir
    2. Primeiro de tudo analise o PH da água. O meu começou a desmanchar as nadadeiras e quando medi o PH da água estava muito ácida. Usei o Labcon Alcali e o problema foi resolvido.
      Se esse não for o caso, o problema é bactéria. Nesse caso vc terá que usar o Labcon Bacter ou outro de sua confiança. Leia atentamente as instruções. Caso tenha alguma dúvida é só perguntar, ok?

      Excluir
  35. me ajudem por favor
    tenho um betta azul a mais de um ano, descobri que a agua estava com muita alcalina entao tratei com labcon acid mas ele continua nao comendo a mais de 4 dias ele só fica no fundo do aquario com respiraçao ofegante deitado na posiçao vertical e esta com branquias inchadas
    ME AJUDEM URGENTE POR FAVOR AGRADEÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu algo semelhante com meu betta, o Peteca, faça o seguinte: deixe o aquário sem nenhum ornamento (apenas o aquecedor e o termômetro), faça uma sifonagem tirando 50 % da água e coloque 50% de água nova, é muito importante que a nova água esteja na mesma temperatura da água do aquário, não esqueça de verificar se o PH da água está neutro. Em seguida eleve gradualmente a temperatura da água até 30º. Pingue Labcon Íctio e Labcon Aqualife (É UMA GOTA DE CADA PARA CADA 2litros DE ÁGUA). Não sei o tamanho do seu aquário, caso seja necessário prepare a medicação a parte em uma garrafa pet 2lts. Deixe a medicação agir, no quinto dia faça uma sifonagem de 50% da água e em seguida complete com uma nova água (na temperatura de 30º, ph neutro e com a medicação). Deixe a medicação agir e repetir o procedimento no décimo dia, décimo quinto dia e vigésimo dia. Há pessoas que fazem esse procedimento a cada 48hs, porém é muito estressante para o peixe, além de acontecer uma possível super dosagem e matar seu amigo.
      Feito isso, seu peixinho vai ficar zerado e depois é vida normal. No caso do Peteca, ele ficou amuado por uns dois dias e logo depois ele ficou bem, mas ainda assim continuei com o tratamento até o final.
      Só fique atento em relação à temperatura da água. Quando o “seu amigo azul” melhorar, procure manter uma temperatura constante, sem oscilações (o ideal é 24º/25º) e verificar se o PH da água está neutro.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  36. Ola, tenho um Beta macho vermelho de alguns dias para cá ele ficou com o corpo todo branco só as nadadeiras que não porém as nadadeiras diminuíram um pouco, alguém pode mim ajudar? mim dizer o que ele tem e o que devo fazer para que ele melhore?
    Espero ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele está assim há quanto tempo? Está se alimentando bem? Vc percebeu se ele está se esfregando no fundo ou nos ornamentos do aquário? A respiração está normal ou ofegante. Porque normalmente quando aparece pontos brancos pelo corpo do peixe é íctio. Caso vc perceba alguns dos sintomas que citei inicie o tratamento imediatamente, pois apesar do íctio ser de fácil tratamento, se não tratá-lo logo ele devastará o aquário e matará seu peixinho em pouco tempo. Veja as orientações dadas para um criador anônimo no dia 17 de Setembro (está logo acima e por coincidência o peixinho dele é vermelhinho tb). Pode seguir as mesmas orientações caso vc tenha qualquer dúvida é só perguntar. ok?

      Excluir
    2. Ele esta assim a mais ou menos ums 4 dias e nao ta comendo direito,ele so fica no fundo do aquario se esfregando nas pedrinhas, mas o meu aquario e so de um litro como vc disse na resposta do dia 17 de setembro e uma gotinha do remedio para cada 2 litros o que devo fazer?

      Excluir
    3. É só preparar o medicamento em uma garrafa de 2lts. Não reutilize essa água com o medicamento. A cada 5 dias você prepara a nova medicação nessa garrafa. Com uma mangueirinha vc tira metade da água do aquário e completa com a nova água já com a medicação. Vc realiza esse procedimento a cada 5 dias até completar 20 dias e é importante que a temperatura da água esteja a 30º e quando vc for completar a água com a medicação ela tb deve estar na mesma temperatura, ou seja 30º.

      Excluir
  37. Oi.
    Meu pexe ta com a barriga meio inchade e preta, parace que ele esta gravido.O que pode ser e como posso tratalo?????
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fora os sintomas que vc descreveu existe algum outro? As escamas estão normais ou ouriçadas? Porque tanto pode ser uma doença bacteriana, como pode ser excesso de comida. O correto é alimentá-lo duas vezes ao dia no máximo 5 bolinhas por refeição. Eu prefiro ração em flocos a da marca Tetra Bettamin é ótima. Caso seja comida em excesso deixe-o 1 dia sem ração. Quando ele melhorar não o alimente demais o estômago dele é bem pequeno. Se o problema for bacteriano, além da barriga inchada vc notará que as escamas estão ouriçadas, é uma doença chamada hidropsia, então deverá iniciar o quanto antes o tratamento com um bactericida que vc encontrará em lojas de pet shop, nesse caso vc escolherá a marca de sua preferência e seguir corretamente a orientação da bula.

      Excluir
  38. Oi
    Meu peixe ta com uma barriguinha preta perto da sua cabeça.
    Alguém sabe o que ele tem e como posso cuidalo??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manchas escuras em peixes são características de má qualidade da água e estresse. Verifique os principais parâmetros de qualidade da água, tais como, temperatura, pH, dureza em carbonatos KH e compostos nitrogenados (amônia e nitrito). Esses medidores para verificar a qualidade da água vc encontrará em lojas de pet shop.

      Se todos estes parâmetros estiverem dentro do esperado e não houver motivos que possam ter levado a estresse exacerbado, é possível que se trate de infestação por bactéria ou até mesmo vírus. Aí caberia a tentativa de tratamento com um bactericida encontrado em lojas de pet shop, e proceder de acordo com as recomendações da bula.

      Excluir
  39. Meu Betta está com a respiração ofegante, permanece no fundo do aquário, não tem forças para subir, a coloração aparentemente normal e um leve inchaço na região do estômago. O que posso fazer para ajudá-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fora os sintomas que vc descreveu existe algo mais? Ele está se esfregando no fundo do aquário ou em algum dos ornamentos? Está com falta de apetite?
      Quantos litros tem seu aquário? Dependendo da litragem eu te aconselho a tirar um pouco da água para que ele não tenha muitas dificuldades para subir à superfície para respirar. O estômago levemente inchado pode ser inicialmente excesso de ração.
      Escreva se vc percebeu mais algum sintoma para que possamos ajudar na recuperação do seu peixinho.

      Excluir
  40. Infelizmente ele morreu durante a madrugada, mesmo assim obrigada por responder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena!!! Lamento muito pelo seu peixinho.

      Excluir
  41. meu peixe beta tem que nem um machucado na cabeça que nem um furo preto e dos lados esta ficando laranja mas ele é vermelho o que eu faço eu vou deiaxar meu email do hotmail aqui:
    danilo_viana20@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HEXAMITOSE(Buraco na Cabeça)
      Doença causado por um protozoário.A Hezamitose, se não tratada a tempo, evolui de forma rápida e causa após algum tempo, o que lhe confere o nome popular, de "buraco na cabeça".
      Isso na verdade é uma erupção que aparece normalmente na parte superior frontal do corpo, causando além da erupção, vermelhidão, secreções e até hemorragias no local.
      Dependendo do adiantamento desse sintoma, a reversão é bastante difícil e normalmente deixa sequelas.
      O Tratamento rápido e bem feito é eficaz (se feito a tempo) com SERA Baktopur Direct ou o Sera Med Professional -FLAGELLOL . Siga corretamente as orientações da bula. Desejo, sinceramente, melhoras ao seu amigo. Torço para que a doença não esteja muito avançada e que vc consiga salvá-lo.

      Excluir
  42. Anônimo 23 de janeiro de 2014 06:20


    Bom dia , tenho um Betta vermelho a mais ou menos 3 anos . A algumas semanas , ele desbotou um pouco no corpo , está com a respiração ofegante , fica mais no fundo , ou parado na superfície sobre a florzinha artificial . Não está comendo direito ( ração mini betta da alcon de bolinha ) . Descobri com vc que não posso usar produtos químicos para limpar o aquário ( de 1 litro ) . Será que é por isso que ele está assim , ou ele está doente ? Me ajudem .

    ResponderExcluir
  43. Preciso sair agora , mas vou entrar mais tarde para ver sua resposta , ok ? por favor , me ajudem , não queremos que ele morra ...

    ResponderExcluir
  44. Fora os sintomas que descreveu há algo mais? Está nadando de maneira irregular? Fica se esfregando nos ornamentos do aquário? Normalmente quando o peixe desbota é por conta de stress ou pela idade (no caso do seu peixinho pode ser a segunda alternativa, já que vc o tem há três anos). Para evitar doenças no aquário o ideal é manter sempre o PH da água neutro, com temperatura entre 24º/25º, usar sempre um anti cloro e condicionar a água, outra coisa importante é procurar deixar o aquário sempre limpinho, então a cada três dias faça uma sifonagem de fundo para tirar as fezes e algum restinho de ração e complete com a água já preparada (lembrando sempre de deixar a nova água sempre na mesma temperatura da do aquário, ok?). As medicações Íctio e Aqualife são muito abrangentes, então, no caso do seu bettinha estar com algum tipo de fungo ou parasita, eles darão conta do recado. Como seu aquário é de 1 litro prepare a medicação numa garrafa pet 2l, faça uma sifonagem de 50% e complete com a água preparada com medicação, claro, tomando todos os cuidados com o PH, condicionamento, temperatura, anti cloro. Faça esse procedimento a cada 5 dias por uns 20 dias. Caso vc perceba uns pontinhos brancos no corpinho do seu peixe aumente a temperatura do aquário para 30%. Qualquer dúvida é só perguntar. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  45. Esqueci de dizer que é uma gota de Íctio e uma gota de Aqualife para cada 2 litros.

    ResponderExcluir
  46. Olá , voltei de novo . Como faço p/ verificar o pH da água e qual o volume mínimo do aquário ?

    ResponderExcluir
  47. Oi , sou eu de novo , pode me chamar de Dé . Não notei manchas brancas pelo corpo . Ele nada meio de lado e fica mais no fundo , não sei se ele está comendo suficiente ( dou sempre 3 bolinhas , 3 ou 4 vezes por dia , tá certo ? ) , as vezes ele cospe . A temperatura fica sempre 25 - 27 graus ( meço c/ termômetro que era da banheira do meu filho e comprei 1 aquecedor bastão) . Como faço a sifonagem ? Desde já , agradeço a ajuda .

    ResponderExcluir
  48. Esqueci de dizer que ele fica no fundo na vertical , como se estivesse " sentado " na cauda ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas lojas de pet shop vc encontra o produto que mede o PH da água, é baratinho e bem simples de manusear. Três bolinhas de duas a três vezes ao dia é mais que suficiente, pois o estômago dele é bem pequeno, eu prefiro ração em flocos (dou para meus bettas o Tetra Betamin, pois ele é rico em vitaminas e proteínas). A sifonagem é quando vc tira a água de um recipiente com uma mangueirinha, vai tirando a sujeira do fundo como se fosse um aspirador de pó. Quanto a ficar como se "estivesse sentado", ele está conseguindo subir para respirar? Caso negativo eu te aconselho a tirar um pouco de água do aquário para que ele consiga subir até a superfície para respirar. Quanto ao tratamento deu pra entender? Deu pra entender como faz a sifonagem? Dúvidas é só perguntar, ok? Desejo desde já melhoras ao seu peixinho.

      Excluir
  49. Quero agradecer sua ajuda e orientação , mas não deu tempo, ele não resistiu e morreu ontem às 23:00hs ( eu o vi parar de respirar no fundo , q agonia não poder fazer nada ...) . Vou dar um tempinho , mas quero ter outro . Posso usar o mesmo aquário ? Tenho q desinfetá-lo ? Como ?
    De novo , obrigada ela ajuda . Bom dia .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito pelo seu peixinho. É muito triste, pois eles são tão espertinhos... Sei o quanto é difícil, mas não sinta culpa. Vc cuidou muito bem dele, deu amor, deu carinho... Deu um verdadeiro lar a ele.
      Como vc pretende ter outro peixinho, é muito importante desinfetar, sim, o aquário. Deixe de molho na água sanitária, tanto o aquário quanto os ornamentos (eu costumo deixar por 24h), enxague bem e depois deixe no sol para evaporar bem o cloro.
      Desejo tudo bom e tenho certeza absoluta que o próximo peixinho será muito feliz em ter vc para cuidar dele.
      Bom dia e boa semana!!!

      Excluir
    2. Muito obrigada pela ajuda , de novo . Qualquer dúvida , entro em contato com vc , ok ? Boa semana p/ vc também !!

      Excluir
  50. Olá! Sou a Mag, e tenho uma dúvida, a qual espero que você consiga me ajudar.
    Meu Betta está comigo a 1 ano e 3 meses, ele está se alimentando bem e nada normalmente, mas apareceu um buraquinho na nadadeira dele e desse buraco criou uma bolha branca, tipo uma queimadura. Aparentemente ela estacionou, mas já pesquisei em todos os sites e não consigo descobrir qual o tratamento adequado. Após o surgimento desta bolha noto que seguido ele fica com a barriga inchada e as escamas eriçadas. Faço o tratamento com Labcon Bacter e ele melhora, mas em seguida adoece novamente. Não sei se ele já está velho, pois de um tempo para cá noto que ele esta mais desbotado, mas pelas minhas pesquisas o Betta pode durar 7 anos e ele deve ter no máximo 2 anos. Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mag. Vc já testou a qualidade da água? Parece que não, porém a maior parte de doenças que aparecem é por conta de uma água de baixa qualidade. A qualidade da água dos meus aquários melhoraram muito desde que comecei a fazer uma limpeza de fundo (sifonagem) com bastante regularidade. Pelo menos a cada dois dias eu limpo as fezes e restos da ração. Outro procedimento que comecei a fazer e percebi que meus peixes além de mais saudáveis estão com as cores muito mais vivas e muito mais bonitos é folha de amendoeira. Um pedacinho de 2cm x 2cm por litro já faz uma enorme diferença. Alguns dizem para colocar a folha seca. Um dos meus peixes é bem velhinho e começou a desbotar (ele ficou com o corpo inteiro desbotado) então eu coloquei um pedaço da folha de amendoeira verde. Ele voltou a cor e só falta uns dois pontinhos da nadadeira dorsal para voltar a cor normal. Estou gostando muito do resultado. Agora como vc relatou sobre barriga inchada e escamas eriçadas, são sintomas típicos de hidropsia. Eu faria o seguinte: ficaria atenta na qualidade da água, veja se consegue a folha de amendoeira tenho certeza que vc vai gostar do resultado. Acredito que o Labcon Bacter já não está mais dando conta do recado (quando utilizamos constantemente o mesmo antibiótico as bactérias ficam resistentes ao medicamento). Quando meus peixes apresentam alguma doença bacteriana eu costumo usar o Sera Baktopur Direct. A hidopsia é uma doença bacteriana e deve ser tratada com antibiótico, mas como eu disse, se vc já fez o tratamento com Labcon Bacter algumas vezes e a doença está voltando é porque essa medicação já não está mais dando conta. Procure mudar a medicação e siga as orientações da bula. Qualquer dúvida é só perguntar. Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Oi, Mag. Lendo meu comentário achei que ao escrever "Parece que não" está dando a entender que vc não está verificando a qualidade da água não foi isso que quis dizer. Peço desculpas pela minha má colocação. O que quis dizer é que a qualidade da água do aquário faz toda a diferença na saúde dos peixes. Na realidade o sistema de tratamento de água de uma cidade pra outra é bem diferente. Descobri isso quando mudei de São Paulo para Minas. Meus peixes adoeceram todos de uma única vez. Usei água mineral (que aqui tem em abundância), mas não resolveu. Passei a usar água da torneira, porém faço tratamento anti cloro, condicionador, verifico o PH, amônia, nitrito, temperatura, acidez. Tratei das doenças com as medicações adequadas, estou usando (como já citei) as folhas de amendoeira e nenhum morreu. Mais uma vez peço desculpas pela má colocação. Abçs.

      Excluir
    3. Muito obrigada, vou testar colocar a folha de amendoeira. Eu realmente por um tempo não verificava a qualidade da água, mas ultimamente tenho tido este cuidado, apesar de que sempre tenho a água reservada em litros de uma troca para a outra. Conversei com um senhor que tem criador de peixes e ele me aconselhou a utilizar o remédio Labcon Ictio, ele falou que é mais rápido a cura da bolha que saiu na nadadeira, estou testando. Abraços.

      Excluir
  51. ala sou ah anna ,estou preocupada com meu betta ele esta com ah barriga inchada e enbraquiçado e escamosso eu nao sei oque faser é meu primeiro peixe é estou muito preocupada me ajuda porfavor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anna, normalmente a barriga inchada é sinal de hidropsia. Trata-se de uma doença bacteriana e deve ser tratada com antibiótico. Em pet shops vc encontra a medicação. É só seguir as indicações da bula. Caso tenha alguma dúvida na hora de ministrar a medicação é só perguntar, ok?

      Excluir
  52. Olá pessoal me ajudem por favor.

    Há cerca de uma semana e meia o betta aqui de casa parou repentinamente de comer. Ao observar ele notei uma descoloração na parte de baixo da mandibula e uma ponto mais claro (parecendo uma ferida) proximo do olho. Também notei que as nadadeiras estavam se desfazendo. Pesquisando na rede encontrei uma serie de doenças possiveis e os medicamentos labcon ictio e labcon aqualife. Na duvida falei com o pessoal aqui ir ao pet shop e eles recomendaram o fungicida/bactericida Atlantys e o "Tropi Fish contra Ictyo" já que lá não tem os produtos labcon. O pessoal lá recomendou trocar a agua 100% de tres em tres dias aplicando 1 gota de cada medicamento por litro. O betta está num aquario bem pequeno de 1L apenas. Bem, logo no dia seguinte da aplicação do remédio ele voltou a comer e ficou assim por alguns dias.

    Agora há cerca de tres dias ele parou de comer de novo. A descoloração continua na parte de baixo do corpo, alguns pontos brancos proximo as guelras, as nadadeiras continuam se desfazendo, o ponto claro proximo do olho aumentou e agora esta avermelhado por dentro e também apareceu uma tufo branco proximo da boca que ja se desfez (ate pensei que podia ser a doença do algodão por conta disso, mas foi apenas essa coisinha que apareceu e no lugar ficou tipo uma ferida), também notei umas manchas escuras na "cara" proximo ao olho e boca.

    Galera eu estou muito confuso, tem muita informação na rede, o que pode ser isso? O que eu estou fazendo de errado? Como eu devo proceder com as trocas de agua com esse aquario de 1 litro durante o tratamento? E como devo usar esses medicamentos que mencionei(atlantys e tropfish) já que o labcon não encontro aqui na minha cidade. Me ajudem ai por favor. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu, particularmente, não conheço essas medicações que vc está usando. Antes de poder te ajudar preciso saber como está o PH da água. Vc disse que ele está desbotado e com as nadadeiras roídas, isso pode ser água muito ácida. Vc tem verificado o PH da água, a temperatura, tem condicionado a água, como tem sido as trocas, que tipo de água está usando? se é da torneira está usando um anti cloro? Quando seu peixinho estava bem de quanto em quanto tempo vc fazia as trocas? Vc trocava 100% da água ou 50%? Outra coisa, quando fazemos tratamento com antibiótico é o mesmo que nós, ou seja, é por 5 ou 7 dias DIARIAMENTE e não de três em três dias, porque além da medicação perder seu efeito em 24h, a doença ainda ganha resistência para aquela medicação. Porém, num primeiro momento tudo leva a crer que a qualidade da água está ruim. Num aquário de 1L eu te aconselho a fazer uma limpeza de fundo (sifonagem) a cada dois dias, tirando as fezes e resto de ração. Fique bem atento sobre a questão do PH da água e tb a temperatura deve ser a mesma que a do aquário. Não precisa tirar metade da água é só tirar bem a sujeira do fundo e completar. E uma vez por semana fazer "aquela faxina". Se com esses cuidados seu peixinho não melhorar, aí sim vc entra com as medicações (antibiótico, fungicida e parasiticida). A medicação para fungos e parasitas podem ser aplicados a cd 5 dias, porém o antibiótico é diariamente por 5 ou 7 dias. Normalmente as medicações são de uma gota a cada 2L, por isso eu aconselho a preparar a medicação em uma garrafa pet 2L.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela resposta!

      Vou passar pra vc a composição do fungicida/bactericida Atlantys:

      - sulfanilamida
      - azul de metileno
      - formaldeído

      Do outro medicamento já procurei a composição, mas não encontro.

      Neste momento eu não tenho como te informar sobre a acidez da água, vou ter que providenciar um teste de ph. Não tinha feito ainda porque no pet shop disseram que não precisava teste de ph em aquario pequeno (1L).

      As trocas de água aqui eram feitas 1 vez por semana, 100% da água, água da torneira tratada com anti-cloro (1 gota/litro). A temperatura também nunca medi.

      No caso de eu continuar a usar o Atlantys, como eu poderia proceder já ele é tanto bactericida quanto fungicida e vc disse que o antibiótico tem que ser colocado todo dia, mas fungicida a cada 5? Outra coisa, no caso de pingar o bactericida todos os dias, eu posso fazer isso mesmo sem trocar a água todo dia (fazendo aquele esquema de sifonagem que vc explicou ?)

      O peixinho agora no lugar do tufo branco que havia aparecido no "queixo" agora tem uma especie de ferida, não sei se é ferida ou está vermelho pelo contraste com a esbranquiçamento em volta, já que ele é um betta vermelho. Eu havia dito que ele estava desbotado mas acho que descoloração na parte de baixo do corpo pode ser algum tipo de camada, de algum fungo talvez? Não sei, é um pouco esbranquiçado. Tem também uma "ponta" de pele na parte de baixo da cabeça. Talvez consiga reconhecer algum sintoma.

      Valeu!

      Excluir
    3. Acredito que todo o problemas está na água. É por meio dela que muitas doenças se manifestam. Como a medicação que vc citou é antibiótico e vc terá que usar todos os dias por cinco dias (mesmo contendo fungicida em sua composição, pois ele está diluído com outras medicações e a quantidade não vai "fritar seu peixe"). Vc terá que fazer a troca de 100%. Pode ser por sifonagem, mas a nova água com medicamento (1 gota por litro) já tem que estar pronta. Conforme o aquário for esvaziando vc vai colocando a nova água com a medicação. Cara, desejo melhoras ao seu amigo. e não esqueça da dica da qualidade da água quando seu peixe melhorar. Abçs.

      Excluir
    4. Obrigado amigo.

      Hoje ele felizmente voltou comer. Vou fazer o que VC disse e testar a qualidade da água.

      Eu já estou colocando o medicamento naquele esquema que eu te disse, a cada três dias, ha mais de uma semana. Você acha que eu posso parar o tratamento agora ou é melhor continuar por mais cinco dias fazendo as trocas todos os dias como VC disse para garantir que nao haja resistência das bactérias?
      Abrç.

      Excluir
    5. Fiz uma pesquisa sobre a medicação que vc está usando... É muito boa, boa mesmo!!! Só que da próxima vez siga as instruções da bula, os vendedores tem muita boa vontade, só que muitas vezes dão instruções erradas sobre a utilização do medicamento e isso acaba custando a vida do seu peixinho.Como vc disse que ele está melhor, faria o seguinte: terminaria as cinco doses no esquema que está fazendo, Quando terminasse o tratamento eliminaria a medicação aos poucos fazendo a troca parcial de acordo com as sugestões abaixo sobre a volta da rotina:
      Quando voltar a rotina normal, faça aquilo que disse anteriormente sobre a qualidade da água, dia sim e dia não fazer uma sifonagem de fundo simples (só pra tirar as fezes e restos de ração) e uma vez por semana limpar o aquário, use uma bucha só p/ o aquário, não use produtos químicos a água corrente dá conta da limpeza e por fim na hora da limpeza faça apenas troca parcial, não troque toda a água do aquário (50%).
      Cara, td de bom pra vc e seu peixinho. Qualquer outra dúvida é só perguntar, ok?
      Abçs

      Excluir
    6. Valeu, obrigado pelas dicas, tudo de bom pra vc tb.

      Graças a Deus ele está bem melhor, e vai continuar melhorando.
      abração

      Excluir
  53. Gente, me ajudem! Eu tenho um betta e ele ta apresentando nadadeiras roídas, mas nao tem nada esbranquiçado e ele tb nao perdeu a cor. Quando eu reparei isso, a primeira coisa que eu fiz foi ver o ph da água e realmente tava ácido. Fiz a TPA e regulei o pH. Isso foi na semana passada. Só que ele nao ta apresentando melhoras, as nadadeiras dele estao ficando cada vez piores e eu não sei o que fazer. Tenho medo de ele nao estar doente e ai coloca-lo no remedio e ele morrer.. alguma ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pingue uma gota de violeta genciana por litro (apenas uma vez). A cada três dias faça uma troca parcial com sifonagem até eliminar toda a medicação. Caso a violeta não resolva entre com um antibiótico de sua preferência. O importante é seguir direitinho as instruções da bula.
      Se por um acaso vc não souber o que é violeta genciana é só ir em uma farmácia que o farmacêutico sabe direitinho (é aquele líquido bem roxo que as mães costumam usar na boca dos bebês quando estão com sapinho). Qualquer dúvida é só perguntar.

      Excluir
    2. o que seria uma troca parcial com sifonagem?

      Excluir
    3. sei la, parece que ele ta com coceira. ele sai nadando e dá umas guinadas rápidas :s

      Excluir
    4. Troca parcial com sifonagem é tirar metade da água, ou uma porcentagem dela, com uma mangueirinha (como se fosse um aspirador) tirando toda a sujeira que fica no fundo (fezes e resto de ração). Pingue tb Labcon Aqualife e Labcon Íctio (ATENÇÃO: É UMA GOTA A CADA DOIS LITROS).
      A violeta genciana é UMA gota por litro e apenas uma única dose. Já o Labcon Íctio e o Labcon Aqualife vc aplica a cada 5 dias até dar 20 dias, usando o método da sifonagem (tira metade da água com a mangueirinha e completa a água do aquário com a água já com a medicação).
      Cuidados Importantes: Procure manter sempre o PH da água neutro, e a temperatura entre 24º/25º, sempre que for trocar a água atente-se para que esteja na mesma temperatura da água do aquário, a qualidade da água é muito importante para que seu peixinho seja saudável, a maioria das doenças se manifestam devido a uma qualidade ruim da água.
      Mais dúvidas é só perguntar, ok?

      Excluir
  54. Olá! Sou a Mag, e em fevereiro questionei sobre uma bolha que saiu na nadadeira de meu peixe, bom consegui curar com o Labcon Ictio. Agora estou com outro problema e pelo que estive pesquisando é mais grave e estou desesperada. Meu peixe apareceu com um de seus olhos inchados, fiz a troca da água e coloquei os remédios que são indicados para esse tratamento que são o Labcon Ictio e o Bacter. Mas meu peixe começou a nadar de forma desregulada, então tirei um pouco da água do aquário e parei de colocar os remédios. Ele está nadando melhor, apesar de aparentar estar fraco e sem muita visão do olho inchado. Qual o procedimento adequado, pois um criador me falou que o labcon ictio é muito forte, fiquei com medo de colocar ele junto com o bacter e acabar matando meu peixe de tanto remédio!!! Devo colocar ele em um recipiente de que tamanho para um melhor tratamento? Obrigada pela atenção!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mag, o melhor tratamento é um antibiótico próprio para popye veja num pet shop perto de sua casa, só vou te dar um conselho: veja se tem na loja um mais forte que o Labcon Bacter, pois para essa doença essa medicação é muito fraca. Mas não vou mentir,, essa doença costuma ser fatal, caso vc demore muito para tratá-lo as chances dele sobreviver são mínimas. Espero que vc consiga salvá-lo.

      Excluir
  55. Meu peixe betta à alguns dias atras só fica no fundo do aquário, só sobe para comer e respirar.. Porque isso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser algum tipo de parasita ou fungo. Não sei qual é a litragem do seu aquário, então faça o seguinte: faça uma troca parcial da água em 50%, pingue Labcon Íctio e Labcon Aqualife sendo UMA GOTA A CADA DOIS LITROS, ou seja se seu aquário tem 4 litros vc pingará duas gotas, caso seu aquário seja de apenas um litro prepare a medicação em uma garrafa pet de dois litros. Use a medicação a cd 5 dias até seu peixinho melhorar. Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Esqueci de dizer que é uma gota a cd dois litros de cada medicação. Qualquer dúvida é só perguntar, ok?

      Excluir
    3. Provavelmente trata-se de algum fungo ou parasita. Faça uma troca parcial de 50% da água do aquário, tomando muito cuidado para que a temperatura da nova água seja a mesma do aquário, verifique o PH também, em seguida pingue Labcon Íctio e Labcon Aqualife (lembrando que é uma gota de cada a cada dois litros de água). Caso seu aquário seja de 1 litro prepare a medicação em uma garrafa pet 2 litros. Qualquer dúvida é só perguntar, ok? Espero ter ajudado.

      Excluir
  56. Bom dia, meu peixe betta ele era da cor azul bem escuro, e agora ele está descolorindo, e as nadadeiras dele estão bem juntas e roídas, ele só fica no fundo do aquário, e só sobe para respirar, ele está bem magro e não come direito... oque pode ser? agradeço desde já :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O desbotamento muitas vezes é proveniente de stress, algum tipo de susto, por exemplo. Já as nadadeiras roídas ou pode ser água muito ácida ou algum tipo de bactéria. Quanto ao desbotamento vc terá que ter paciência, pois dentro de algumas semanas ele voltará ao normal. Já em relação as nadadeiras faça uma troca parcial da água em 50%, verifique se o PH da água está neutro, cuidado com a temperatura da nova água, pois ela deve estar na mesma temperatura que a do aquário, tire os ornamento do aquário e os desinfete com água sanitária enquanto vc faz o tratamento, enxague bem e deixe no sol para que evapore algum resquício de cloro. Pingue UMA gota de VIOLETA GENCIANA para cada 1 LITRO de água, 1 GOTA de LABCON ÍCTIO e UMA GOTA de LABCON AQUALIFE a cada 2 LITROS de água. Faça o procedimento a cd 5 dias fazendo trocas parciais de 50% com as duas últimas medicações até seu peixinho melhorar, procure usar um anti cloro e um condicionador para o aquário ele irá proteger seu peixe. Já a violeta genciana vc fará apenas uma. Ela vai sendo eliminada conforme vc for fazendo as trocas parciais. Se tiver alguma dúvida é só perguntar.

      Excluir
  57. por favor me ajuda!
    meu betta nao sai do fundo do aquário nem pra comer nem pre se distrair com a fêmea e nem pra tomar terreno com outro macho o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser alguma infestação de fungos ou parasitas e isso se deve a uma má qualidade da água. Faça uma troca parcial de água em 50%. Verifique se o PH da água está neutro, se a temperatura é a mesma que a água do aquário. Pingue UMA gota a cada DOIS litros de Labcon Íctio e Labcon Aqualife. Faça o procedimento a cada 5 dias fazendo trocas parciais de 50% até a melhora total de seu peixinho. Caso seu aquário seja de apenas 1 litro prepare a medicação em uma garrafa pet 2l. Espero ter ajudado. Dúvidas é só perguntar.

      Excluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. Olá, minha beta está com bolotas brancas próximo à cauda (seria a tal doença do algodão?). Tratei com azul de metileno por 5 dias e não adiantou nada. Repeti o tratamento uma semana depois, e nada. Ontem ela apareceu com os olhos inchados e não está comendo. Ainda há salvação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carmen, vc deverá entrar com um antibiótico urgente. Se quiserem te empurrar o Labcon Bacter para tratar da doença chamada pop eye não aceite, pois é muito fraco. Como eu havia dito anteriormente, se não for tratada rápida e eficientemente essa doença pode ser fatal, não vou mentir pra vc. Siga corretamente as indicações da bula e mantenha a água do aquário limpa, com PH neutro e como sempre repetir as águas das trocas parciais de 50% que vc deverá fazer a cd 3 dias deve estar na mesma temperatura da água do aquário. Espero ter ajudado e que vc consiga salvar seu amigo. Qualquer dúvida é só perguntar, ok?

      Excluir
    2. Obrigada, mas qual antibiótico?

      Excluir
    3. Na verdade, parece mais um tumor. Conversei com um rapaz numa loja e ele disse que não deve ser a doença do algodão. São umas bolotas agrupadas, brancas, na lateral perto da cauda.

      Excluir
    4. O Sera Baktopur Direct é excelente. Vai ajudar, inclusive no outro problema que ele está apresentando. Não é minha intenção preocupá-la, mas se vc não iniciar logo um tratamento, vai perder seu peixinho. Os peixes bettas são um baratinho. Não desista do seu amigo. Tudo de bom. Mais dúvidas pode perguntar, ok?

      Excluir
  60. Olá gente, preciso da ajuda de vocês que entendem de peixe betta tenho 4 peixes, 2 machos cada um em seu aquário e comprei 2 fêmeas e quando as comprei estavam juntas então perguntei se elas podiam ficar assim e me disseram que fêmeas não brigam, mas não é o que aconteceu, ficaram bem por umas 3 semanas, mas ante ontem fui olhar e vi uma fugindo da outra e resolvi tirar e colocá la em outro aquário e vi que ela está machucada, aqui onde moro não existe veterinário que cuide desses animais, então preciso de ajuda, o aquário tem quase um litro de água, só que ela é bem pequena e tá bem esperta agora que retirei a outra, troquei a água e estou colocando 1 gota o Atlantys ( fungicida e bactericida) uma vez ao dia, mas o machucado tava branco e agora ta vermelho, o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc está fazendo corretamente. Termine o tratamento e vai observando, o vermelho pode ser o ferimento cicatrizando. Só fique atenta para a qualidade da água, pois, com a ferida em processo de cicatrização torna-se uma porta aberta para fungos, bactérias e parasitas. Para aumentar a abrangência de tratamento, eu indico o Labcon Aqualife que trata de parasitas, só que ele é uma gota a cd 2 lts, por isso aconselho a preparar a medicação em uma garrafa pet 2lts. Qualquer dúvida é só perguntar.

      Excluir
  61. Olá !..meu peixe esta com dificuldade de respirar, com o abdomem inchado e fica sempre no fundo do aquario.
    Percebi estes sintomas desde ontem, quando já iniciei o tratamento, trocando a agua (que não estava suja, mas no desespero...) e aplicando bactericida.
    De ontem pra hoje não houve melhora e fico angustiado de ver o peixe sofrendo.
    Tem algo mais a ser feito ? Algum lugar que possa trata-lo de forma mais eficaz ?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além do abdômen inchado, vc percebeu se as escamas estão eriçadas? Pois, tanto pode ser hidropsia como excesso de ração. No caso de hidropsia vc está fazendo o tratamento corretamente que é com bactericida, agora se for excesso de ração, deverá aguardar que o abdômen desinche. Deixe-o por 24hs sem ração, se for esse o caso. Dúvidas é só perguntar. Espero ter ajudado.

      Excluir
  62. qria q me ajudasse pois tenho um betta macho ele esta com uma mancha acizentada na parte de cima do seu corpo proximo a cabeca a mancha n cresce n se alastra e n muda de cor e eh so essa mancha e n eh branca nem aveludada estou colocando ictio mais aqualife na dose indicada de 2 em 2 dias e nada d sai a mancha ou diminuir axei ate q fosse odioonose...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele está se alimentando bem? Está nadando bem? Percebeu alguma outro sintoma fora o que descreveu? Quando o Íctio e o Aqualife não resolvem o problema, é sinal que algum tipo de bactéria está atacando, no caso seria ideal o uso de um bom bactericida.

      Excluir
  63. Oi pessoal :) Tudo bem?
    Eu comprei um Betta a umas três semanas atrás, como eu já tive outros alguns anos atrás, eu acomodei o aquário do jeito que ele precisava, o termostato, o anticloro, alimentação TetraMin e etc. Ele está bem ativo, não demonstra nenhum pontinho branco, nenhum sinal de mofo, mas hoje de manhã quando eu decidi incitá-lo a abrir-se (com um espelho) eu notei que a guelra dele estava vermelha, internamente quero dizer e era um vermelho normal, não tão escuro, mas mais forte que salmão. Vou colocar uma foto, desculpa a resolução meio ruim da imagem.
    https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t34.0-12/10419900_706234172767946_979072665_n.jpg?oh=12f989ec8b85cfa9414f2292df378db9&oe=53918E09&__gda__=1402048276_ca360c545dadaf342603031daab7dd4e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ramona,
      Infelizmente a foto não saiu, mas mesmo assim, vamos lá... Nessa época de frio os bettas ficam muito mais vulneráveis às doenças, mesmo com todos cuidados que normalmente temos. O cuidado com a qualidade da água nessa época é fundamental e mesmo assim não garante que algum fungo ou parasita ou bactéria oportunista se aproveite. Aplique Labcon Íctio e Labcon Aqualife (uma gota para cada litro), acredito que uma única aplicação já vai resolver o problema, se persistir faça o procedimento a cd 5 dias até perceber a melhora, então vc pára com o tratamento e vai eliminando a medicação conforme for fazendo as trocas.

      Excluir
  64. Tenho beta macho é ultima mente ele está olhando para cima estático , mesmo quando coloco o espelho, alguém sabe porque ele está assim , não gostaria de perde-ló

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quais outros sintomas que vc percebeu? Está se alimentando bem? Nadando bem? Houve uma vez que um dos meus peixes ficou assim, do nada, então eu usei Labcon Aqualife e Labcon Íctio e ele ficou bom.

      Excluir
  65. Ele está nadando meio de lado , meio que arrastando a calda , debaixo da boca está um esbranquiçado (não sei se isso é normal do beta vermelho macho)a comida dele é de bolinha ,não está comendo, ouvi dizer que pode ser da má alimentação, então parei de dar essa comida ,estou dando alimento vivo a ele , é ele tem comido bem , mas não estou dando muito, alguma ração boa vc pode indicar?

    ResponderExcluir
  66. Tetra BettaMin é uma ótima ração é em flocos rica em nutrientes e proteínas necessárias para o peixe betta. Alimento meus bettas 2 vezes ao dia pequenas porções. Além de excelente ela dura bastante. Quanto a má alimentação é verdade, algumas rações em bolinha (não lembro quais são as marcas) causam, mesmo, alguns distúrbios que deixam o peixe um pouco estranho. Há relatos de bettas que ficam "boiando" e não conseguem mais afundar, chamam de bexiga natatória. O problema é que em alguns casos o quadro é irreversível. Quando tive meu 1º peixe betta eu o alimentava com ração em bolinha, e ele teve sintomas parecido com o seu, exceto a mancha branca na boca, buscando informações, descobri que essa ração em bolinha é um "veneno" para o peixe betta. Comecei a dar o Tetra BettaMin e ele ficou de boa. O problema é que não conseguia mais afundar, ou seja, nadava somente na superfície. Mesmo assim ele durou uns 4 anos. Morreu porque estava velhinho. Espero ter ajudado, cara, se vc perceber mais alguma coisa ou tiver alguma dúvida é só perguntar, ok?

    ResponderExcluir
  67. Boa noite, eu tenho um peixe betta, que quando eu ganhei ele veio com um carocinho azul perto da cauda dele, e agora esse carocinho já ta grande e está inchando, uma vez quando eu fui ver ele, essa "caroço" ficou branco, parecia que havia estourado, e hoje ele ainda esta branco, mas a parte que esta inchando do lado do caroço está com um buraquinho e parece que vai rachar a parte inchada. Não sei o que eu faço, me ajuda :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pelo seu relato parece um ataque bacteriano. Como nesses casos, fungos e parasitas se "aproveitam da situação" eu aconselho usar Labcon Aqualife, Labcon Íctio (uma gota a cada dois litros) juntamente com um antobiótico, pode ser o Labcon Bacter. Procure ficar atento para a qualidade da água. Caso haja alguma outra dúvida é só perguntar, ok?

      Excluir
    2. Então não tem chance de ser um tumor externo não né?

      Excluir
    3. Infelizmente essa possibilidade não poderá ser descartada, é por isso que realizamos os tratamentos convencionais, para o caso de um ataque de bactérias, parasitas ou fungos, conforme for a resposta do tratamento, vamos identificando a doença. Como vc relatou que houve uma erupção no local afetado há a possibilidade de um ataque bacteriano. No caso de tumor não há o que possa ser feito. Sinto muito. Nesse caso não é sua culpa. Gosto muito de poder ajudar pessoas que, como vc, tem uma real preocupação com seu bichinho, os peixes bettas são um baratinho. Faça o tratamento e vamos torcer para que não seja tumor, ok? Espero ter ajudado e fico na torcida pelo seu peixinho.

      Excluir
    4. se eu te mandar uma foto dele, você poderia saber se é bactéria ou tumor??? :/

      Excluir
    5. estou usando só o labcon ictio, tem algum problema?

      Excluir
  68. meu peixe morreu hoje com fungo na boca ;(

    ResponderExcluir
  69. Ola.

    Meu Betta tem uma ferida na cabeça e próxima aos olhos, descendo até a parte de baixo da cabeça. Dessas feridas está saindo uma substancia branca.

    No inicio achei que pudesse ser ataque de fungos, porque a região estava branca, mas depois vi que havia pequenos buracos no local que passando 2 dias parecem ter aumentado de tamanho. Pesquisando, descobri que poderia ser "hole in head" (buraco na cabeça), e estou tratando com o único antibiotico que tenho aqui, "Bactericida e Fungicida Atlantys".

    Alguém consegue reconhecer os sintomas? Será que é mesmo ataque de bactérias?

    Estou trocando a agua 100% todos os dias, por causa do antibiótico. Está certo isso?
    Esse tratamento já estou fazendo há 4 dias.

    O aquário que eu coloquei ele é de 2L, mas coloquei apenas a metade de agua para ele ter menos esforço para subir e respirar.

    Obrigado, e que Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu esqueci de dizer que ele não come há 3 dias, e durante esse período ele ficou bem menos ativo do que o normal.

      Excluir
    2. Oi, João.
      Pelo seu relato está realmente parecendo a doença do "buraco na cabeça" e, ainda de acordo com seu relato, vc está fazendo tudo certinho, inclusive a medicação q. vc está usando é muito boa. Agora é só observar e esperar. Vamos torcer para a medicação fazer o trabalho esperado, às vezes a doença se manifesta em um estágio já avançado ou há uma demora para o iniciar o tratamento. Se vc encontrar, seria muito bom, folha de amendoeira ela é eficaz no combate e prevenção de muitas doenças.

      Excluir
    3. Obrigado.

      Ainda não achei a folha de amendoeira, vou continuar procurando.

      Deixe eu perguntar uma coisa, vc acha realmente que eu devo continuar trocando a agua do aquário 100% todos os dias durante a aplicação do Atlantys? Eu estou muito prepecupado com isso pq tenho medo estar estressando muito o peixinho. Ontem troquei só 50%, fazendo o seguinte: preparei 1l de agua, adicionando anti-cloro e o Atlantys, joguei metade fora, depois tirei o peixe do aquário, reservei metade da agua velha e misturei com a metade da nova, limpei o aquário e coloquei a agua misturada e o peixe (claro kk). To bastante confuso porque o Atlantys tem de ser aplicado de 24 em 24 hs, mas tenho medo de colocar na mesma agua e dar superdosagem, entendeu? Muita confusão.

      Mais uma coisa, hoje é quinto dia de aplicação, vc acha que devo continuar por mais alguns dias?

      Tenho confiança e fé em Deus e Jesus Cristo que ele já esta melhor. Abraços.

      Excluir
    4. Oi, João.
      Vc deve fazer a troca de 100% para eliminar para que não haja uma super dosagem e para que elimine qualquer contaminação que haja na água. Sei que os peixes ficam estressados, porém é um mal necessário. É como quando nós estamos tomando algum tipo de medicação: trata da doença, porém há alguns efeitos colaterais indesejáveis. Quanto ao tempo de uso da medicação siga as orientações da bula, ok? Qualquer dúvida é só perguntar. Espero ter ajudado.

      Excluir
    5. Obrigado amigo.
      Ele voltou a comer , depois de quase uma semana, mas as feridas continuam, e estava inchado. As coisas brancas na ferida diminuiram bastantante , ficando apenas uns pontos pequenos.
      Eu tratei durante sete dias com o Atlantys, o que vc acha que eu deveria fazer agora, esperar , tentar outro medicamento?

      Continuo tendo fé em Deus e Jesus Cristo que ele já está bem. Fique na paz.

      Excluir
    6. Oi, João,
      Somente vc poderá avaliar como está a resistência do seu peixinho. Caso vc ache que ele aguenta faria o seguinte: usaria um antibiótico e violeta genciana (sabe aquele líquido roxo que as mães usam na boca das crianças por causa de sapinho? É facinho de achar em qualquer farmácia e é bem baratinho 1 gota por litro uma única dose). Já o antibiótico vc terá que seguir a orientação da bula, pois cada medicação tem um procedimento. Se quiser experimentar só a violeta genciana tb é uma opção, só não sei te dizer se será tão eficaz. Vc tb fique na paz.

      Excluir
    7. Sim, conheço violeta genciana, não sabia que podia ser usada em aquários. Vc já usa a muito tempo? Tem resultados bons?

      O antibiótico que vc diz é do tipo tetraciclina, e outros que já vi, quer dizer, que não são necessariamente para peixes?

      Me disseram que sal grosso tb é bom para combater infecções, mas tenho medo de por no aquário por causa do iodo, tem alguma experiência nesse sentido?

      Obrigado amigo, vc é fera.

      Excluir
    8. Oi, João,
      Sobre o antibiótico deve ficar bem claro que deve ser próprio p/ peixes, ok? Deve seguir direitinho as orientações da bula.
      Quanto a violeta genciana, eu só uso em último caso, os resultados costumam ser muito bons, mas vou avisando: é forte e por essa razão que te disse para avaliar como está a resistência do seu peixinho. Só lembrando que é uma gota por litro e uma única dose, ou seja conforme vc for fazendo as trocas parciais vc vai eliminando a medicação, ok?
      Conforme seu relato sobre os cuidados que vc está tendo com seu peixinho, vc está fazendo tudo direitinho, vc está cuidando muito bem dele. Ele deve ser muito feliz em ter vc como dono. Quanto ao sal grosso vc pode sim colocar umas três pedrinhas. Mas tome cuidado pra não exagerar, Cara fico na torcida pelo seu peixinho. Ele é muito valente, está aguentando firme. Abçs, cara, fica na paz. Mais dúvidas não deixe de perguntar, ok?

      Excluir
    9. Muito obrigado. Ele está bem graças a Deus e a Jesus Cristo, eu creio
      .
      Eu encontrei o Labcon Bacter (Sulfato neomicina), sabe se é eficaz? Ainda não comecei a aplicar. Na bula diz para aplicar uma capsula a cada 12,5 litros. Então em um 1L seria 0,08 capsula. Pensei então em aplicar 10% da capsula (0,1) em 1,25 litro de água, mas estou pensando aqui como vou fazer essa divisão. Tem alguma experiência com essas capsulas? Sabe mais ou menos quanto seria 10% da quantidade contida na capsula em uma colher de café (aquelas bem pequenas), por exemplo? Não sei se estou conseguindo explicar.

      Obrigado e que te Deus te abençoe

      Excluir
    10. Como é importante seguir as orientações da bula eu faço o seguinte: coloco os 12,5L em um balde e dissolvo a cápsula, pois as chances de utilizar medicação de mais ou menos é nula, sei que é um desperdício de água, mas é a maneira mais correta de utilizar a quantidade certa da medicação. Quanto a eficácia vai realmente depender da resposta do seu peixinho em relação à medicação. Esperto que dê tudo certo, pois vc tem dado o seu melhor ao seu peixinho. Que Deus te Abençoes tb. Fica na paz. Não deixe de perguntar caso haja mais dúvidas, ok?
      Abçs

      Excluir
    11. Estou dissolvendo o Labcon Bacter no balde como vc disse. Quando tempo vc acha que leva para dissolver, quanto tempo eu preciso esperar para colocar no aquário de 2L (só estou colocando a metade).
      Na bula do bacter, diz para fazer trocas parciais todos os dias. No caso do meu aquário pequeno, acha melhor trocas de 100%? O que vc sugeriria?

      Eu tenho o Aqualife aqui tb, posso usar junto com o bacter? No caso, como eu procederia?

      Obrigado amigo. Eu creio que Deus, em nome de seu filho Jesus, já o curou. Amém.

      Excluir
    12. Esqueci de dizer que medi o ph da água e está por volta de 7,2 no teste da Labcon.

      Fica com Deus. Abraço.

      Excluir
    13. Olá, João,
      Por enquanto faça o tratamento apenas com o Labcon Bacter, deixe para usar o Labcon Aqualife apenas se perceber infestação de fungos ou parasitas, ok? Os fungos e parasitas poderão tornar-se resistentes à medicação qdo vc precisar utilizar. Raramente utilizo o Labcon Bacter, mas quando faço costumo fazer a troca em 100% e para dissolver mexo bem até o pó se dissolver. O PH perfeito é 7. Quando a água mede 7,2 quer dizer que a água está um pouquinho alcalina, mas não precisa ficar preocupado, pois para peixes de água doce 6,8 à 7,2 é perfeitamente aceitável. Sinceramente acho que vc está cuidando muito bem do seu peixinho, na realidade vc está fazendo tudo certo. Precisando, não deixe de perguntar, ok? Fica na paz. Estou realmente torcendo pelo seu peixinho, cara. Abçs.

      Excluir
    14. Qual bactericida vc usa? Vc me disse pra usar um antibiótico, bactericida é o mesmo que antibiótico nesse caso ?

      Deixa eu te atualizar na situação, quem sabe vc consegue identificar algo.
      Como eu disse eu usei o atlantys (bactericida/fungicida) por 8 dias, fazendo trocas parciais e/ou totais. Ele estava comendo e parecia melhor. Os possíveis fungos (as coisas brancas) sumiram quase que totalmente, mas ainda há alguns pontos na ferida na cabeça e na parte debaixo próximo a boca. Ontem ele já não estava com vontade de comer, e parecia estar mais parado.

      Bem, eu tinha deixado ele 2 dias sem medicar e só ontem comecei tratamento com o Bacter. Hoje ele apareceu com a branquia esquerda inchada, do mesmo lado onde esta ferida na cabeça e a inflamção próxima ao olho. Acha que pode ser reação do Bacter? Tb a "bochecha" está inchada e logo abaixo está branco, fungos talvez.
      Nesse caso , vc acha que deveria ter continuado a usar o atlantys, já que ele parecia melhor, comendo e mais ativo, os fungos tinham sumido quase que totalmente, mas só que as feridas não tinham cicatrizado. Ou será que eu posso o usar o Atlantys e o Bacter associados?

      Muito obrigado mesmo pela sua ajuda. Continuo com fé.
      Jesus te ama.
      abraço.

      Excluir
    15. Quando falo antibiótico ou bactericida é a mesma coisa. Particularmente eu acho Atlantys melhor que o Labcon Bacter o único problema é que quando usamos a mesma medicação sempre a doença fica resistente para aquele tipo de tratamento. É a mesma coisa quando vamos ao médico e ele pergunta quando foi a última vez que tomamos determinado antibiótico, por exemplo se no mês passado tomamos Amoxil então ele receita o Amoxicilina. Quando há necessidade eu utilizo o Sera Baktopur Direct, apesar que o Atlantys é muito bom tb. Só que pelo que vc disse já está usando essa medicação há um tempo. Faça o seguinte: veja como seu peixinho reage ao Atlantys, se ele responder ao tratamento continue. João, o que vc está fazendo pelo seu peixinho, muitas pessoas não fazem por seu entes queridos. Cara, vc está cuidando muito bem desse seu "camaradinha", vc está dando o seu melhor para ele, tudo o pode ser feito para curá-lo vc está fazendo. Pode perguntar sempre que precisar, ok? Fica na paz. Abçs e uma boa semana.

      Excluir
  70. Boa tarde, eu sou a pessoa ali de cima que disse que o peixe ta com uma bola branca perto da cauda, tipo eu to usando só labcon ictio, você pode me falar como que essa bola fica quando começa a fazer o tratamento por gentileza? tenha um ótimo dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, cada peixe tem um tipo de resposta em relação ao medicamento, algumas vezes muda de cor, outras vezes vai diminuindo (o que é muito bom), ou aumentando, depende de como está sendo a resposta do seu peixinho. Só tome cuidado com o uso prolongado do Labcon Íctio, pois ele é muito forte. Como está a resistência do seu peixinho? Está nadando bem? Comendo bem? Está ativo? As escamas estão brilhantes? Os olhos estão claros? Caso vc ache que o seu peixe aguenta, alie o labcon Íctio com um bactericida. Particularmente gosto do SERA Baktopur Direct se essa medicação não der jeito, então é porque o caso é sério mesmo. Um outro conselho que costumo dar é o mesmo que dei para o João: folha de amendoeira. Se vc entrar na net verá que é uma folha fácil de encontrar. Lave bem, ponha para secar na sombra e use um pedaço pequeno 3cm a cada litro é o suficiente. Essa folha é bactericida, fungicida, previne doenças, além de proteger as escamas dos peixes. Eles ficam mais resistentes às doenças, suas escamas ficam brilhantes e as cores vivas.

      Excluir
    2. A bola continua branca e já faz 1 semana que eu estou usando labcon ictio, e não acho que esta diminuindo e nem aumentando, ele está nadando normalmente, o problema é que eu acho que ele não esta aguentando o peso da bola, ele come normalmente, e só fica nadando quando aparece alguém perto do aquario, e as escamas continuam brilhantes, sim os olhos estão claros. e o duro é que ele tem a bola branca, e ta tipo que inchado dos lados, e estou preocupada por que essa parte meio que "inchada" está quase chegando perto dos órgãos dele :/ vou colocar meu nome pra ficar melhor pra você me identificar "Stéfanny"

      Excluir
    3. Stéfanny, pelo que vc está relatando parece mesmo tumor, eu lamento muito. Nesse caso não há o que ser feito. Sugiro que vc pare com a medicação, pois o Labcon Íctio é muito forte e só vai fazer com que a resistência dele fique mais baixa. Nesse caso, infelizmente, não conheço nada que possa ser feito. Não sei como te ajudar com esse problema. Caso vc tenha alguma outra dúvida, ou se puder ajudá-la de alguma outra maneira, é só perguntar, ok? Fico muito triste quando não posso ajudar na melhora desses bichinhos, ainda mais quando eles têm pessoas que como vc os amam e se preocupam verdadeiramente com eles, que conseguem vê-los como seres vivos e inteligentes e não apenas um ornamento por serem bonitos. Ainda bem que o peixinho está aos seus cuidados, pois vc está dando a ele uma boa vida, pode acreditar: vc o está fazendo feliz.

      Excluir
  71. Olá td bem ??
    tenho 1 beta faz quase 1 ano e de um dia pro outro ele esta nadando em círculos , esta totalmente sem controle , e fica só deitado de lado no fundo do aquário o tempo todo , não esta nada bem , com a respiração ofegante , estou muito preocupada o que eu poço fazer ??
    Por favor me ajudem .
    Obrigada desde jáh .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica, inicie um tratamento com Labcon Íctio e Labcon Aqualife (1 gota a cada 2 litros). Caso seu aquário seja de apenas um litro prepare a medicação em uma garrafa Pet 2L. Faça o procedimento a cada cinco dias fazendo trocas parciais usando o processo de sifonagem (tirar a água com uma mangueirinha, é como um tipo de aspirador por isso vá tirando as impurezas que ficam no fundo). Faça isso durante vinte dias. No caso vc fará o procedimento 4 vezes. Tire todos os ornamentos do aquário. Vc percebeu pontos brancos em seu peixinho? Em caso afirmativo faça o tratamento aumentado a temperatura da água do aquário para 30º. Qualquer dúvida é só perguntar? Abçs.

      Excluir
    2. Olá , muitoo obrigada , vou começar o tratamento hg , eu troco de quantos em quantos dias a água enquanto estiver fazendo este tratamento ??

      Excluir
    3. Então, as trocas serão feitas, parcialmente 50%, a cada 5 dias conforme vc for renovando a medicação, ok?
      Dúvidas pode perguntar.

      Excluir
    4. Muito obrigada vou começar hg . Estou muito preocupada ele esta morrendo eu acho , ele só respira não consegue nem subir pra comer , faz 2 dias já . ele não tem controle sobre ele na hr de nadar . e esta com uma deformação no corpo . a barriga inchada não sei bem .
      Muito obrigada tomara q ele melhore .

      Excluir
    5. Olá, Elaine,
      Se ele está tendo dificuldades para subir para respirar, é melhor vc esvaziar seu aquário de maneira que facilite para ele.
      Vc disse que o abdômen dele está inchado? Isso pode ser hidropsia. Como estão as escamas dele? Estão normais ou eriçadas? No caso de hidropsia vc deverá iniciar o tratamento usando tb um antibiótico o quanto antes. No pet shop vc encontrará um adequado, é só seguir as orientações da bula. Vamos ficar na torcida pelo seu peixinho. Dúvidas, não deixe de perguntar, ok? Abçs.

      Excluir
    6. Olá , não é dificuldade ele não consegue mais subir mesmo , ele ta caído no fundo do aquário ele só respira , eu levei no pet ele disse q não tem jeito q ele vai morrer :/ as escamas estão normais , num sei se é a barriga inchada ou se é uma deformação , só esta com as escamas meio vermelhas , ele quando se meche é todo desgovernado , dois dias ja que ele só fica caído , deitado mesmo , :/

      Excluir
    7. Olá, Elaine,
      Mesmo com prognósticos tão negativos, acho de vc deve tentar fazer tudo que estiver ao seu alcance para tentar salvá-lo. Tive um Betta que, na minha opinião, não iria durar mais do que dois dias. Fui fazendo tudo o que achava que poderia fazê-lo melhorar (ele estava todo torto, ficava apenas no fundo, quando nadava era todo desgovernado se batendo em tudo, a respiração ofegante). É sério, pensei que ele fosse morrer. O fato é que tentei e ele ainda viveu por quase um ano. Acredito que ele morreu de velho.
      Claro, que às vezes não conseguimos salvar nosso bichinho. Não sei se isso irá ajudá-la. Vou ficar na torcida pelo seu peixinho, ok? É muito bom encontrar pessoas que têm uma preocupação real com seus bichinhos. Tomara que dê td certo, mas caso isso não aconteça, tenho certeza que vc fez o seu melhor por ele. Se precisar, estamos á disposição, ok? Abçs

      Excluir
    8. Olá , muito obrigada , pode ter ceerteza q vou fazer de tudo pra salva-lo . Mais o que vc fez pra salvar o seu q estava assim ?? porque o meu tbm esta torto :/ . Obrigada Deus te abençoe .

      Excluir
    9. Fiz um tratamento com Labcon Íctio, Labcon Aqualife e Sera Baktopur Direct. A ação de agentes patológicos muito agressivos é que deixam o peixe como se ficasse "deformado". É preciso tomar muito cuidado com a qualidade da água, procurar ficar atento ao PH, nitrito, amônia, temperatura. Não deixar a água do aquário muito tempo sem trocar, pois restos de ração e acúmulo de fezes é o ambiente perfeito para colônia de bactérias, parasitas e fungos e muitas vezes esses pequenos seres vivos causam doenças que são fatais para nosso peixinho. Td de bom pra vc e que Deus te abençoe tb. Se precisar é só perguntar, ok? Fique na paz e td de bom. Abçs.

      Excluir
    10. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    11. Oi , então não achei esse remédio em lugar nenhum , ai o moço me indicou o labcon bacter. pode ser esse ?? . Ele melhorou bastante e já está conseguindo comer com mt esforço ele ainda não consegue nadar certinho .
      e parece q esta com falta de ar .
      Tomara q ele fique bom .
      Fica com Deus .

      Excluir
  72. Meu beta já tem uns 2 anos que está comigo, há dois dias começou a ficar estranho: parou de comer, está sempre na vertical e de vez em quando parece desesperado nadando rápido e se movimenta em várias direções. Isso aconteceu depois que meu marido trocou a água como sempre o fez, mas isso nunca aconteceu. O q eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo seu relato, acredito que seu peixinho esteja com íctio. Faça uma troca parcial de 50% coloque Labcon Íctio e Labcon Aqualife (1 gota de cada a cada dois litros). Tire todos os ornamentos do aquário, aumente a temperatura da água para 30º. Caso seu aquário seja de 1L prepare a medicação em uma garrafa pet 2L. Faça o procedimento fazendo trocas parciais de 50% a cada 5 dias por vinte dias.
      Qualquer dúvida é só perguntar, ok? Espero ter ajudado. Abçs.

      Excluir