terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Como dar comida para seu peixe betta?

  Esta aí uma duvida constante. Como devo alimentar meu peixe betta?

  Bom ouvimos muito que devemos alimentar eles muito pouco será que isto esta certo?
  Então vejamos.

  O Seu betta necessita ao menos de 5 bolinhas ou floquinhos ao dia para mante-lo vivo mas o que queremos é que ele seja saudável, agressivo e que tenha cores lindas.

  Precisamos fornecer uma alimentação de fácil digestão e rica em proteínas pois os bettas são carnívoros. Então o melhor a fazer é dar as rações em flocos e alimentos vivos que devem fazer parte do cardápio.

  Mas quais são esses alimentos?

  A ração Tetra BettaMin é uma ótima opção, quanto ao alimento vivo Artêmia salina adulta viva e larvas de mosquito são ótimas opções.
  A melhor dieta para eles, são alimentos que se aproximem o máximo possível dos que eles encontrariam na natureza, o alimento vivo deve fazer parte da alimentação pelo menos 1 vez por semana.

  E quanto a dosagem?

  Precisamos entender que a maioria dos bettas vivem em betteiras e com falta de filtros o que deixa a  agua facilmente poluída, então temos que evitar que a agua do nosso betta fique suja.
  Encontramos 2 tipos de sujeiras que são produzidas pela má alimentação do betta que são, os dejetos do peixe e também, os restos de comida.
  Se dermos muita comida ao betta ele não vai explodir como alguns pensam, nem morrer de indigestão mas o problema é que, quanto mais ele come mais defeca e isso vai afetar a pureza de sua agua. Então não vamos exagerar na quantidade não é?
  Se dermos muita comida e o peixe não conseguir comer tudo os restos vão parar o fundo do aquário o que também vai poluir sua agua.

  O melhor a fazer é sempre observar seu peixe isso é o que vai deixar ele saudável.
  De uma bolinha de cada ração veja como ele age com cada uma, de um floquinho ou bolinha de cada vez espere ele comer um por um, observe quantos ele come se esta se alimentando bem isso tudo faz parte da saúde do seu peixinho.

  O importante é não exagerar na alimentação e não deixar o seu aquário ficar todo sujo.




41 comentários:

  1. Adorei o blog tenho um berta chamado isthity e com suas dicas ele esta mais feliz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é ótimo saber que pude te ajudar!

      Excluir
    2. Oii tenho uma Betta chamada Vicky vermelha ela eh linda e tá comigo há seis meses... parece saudável e fika mt feliz quando eu dou comida a ele, obrigada pelas dicas! Mas, tenho uma dúvida em relação ao aquario... ela mora em um de um pouco mais de um litro e quero passa-la para um de 20 ou 10 litros, pois quero q ela tenha bastante espaço pra nadar! Nao tem nenhum perigo dela estranhar e fikar depressiva ne? nao quero por uma amiguinha pois ela é agressiva com outras bettas femeas, e quero ela sozinha. Obrigada, se puder me responda :D

      Excluir
  2. Tenho um betta,estou dando comida beta nutral,mas ele pega a comida e solta,nao esta comendo oq eu faço
    Me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. corta a bolinha no meio, meu betta fazia isso, então comecei a cortar a bolinha em duas partes usando a minha unha, e funcionou :D

      Excluir
  3. otimo blog, hoje comprei um betta e estava em duvida quanto a alimentação, obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
  4. Tenho 2 betas o polessa e o zézé... e serviu muito obg

    ResponderExcluir
  5. eu gosto dos peixe beta vou ganha um hoje 'e macho e vquando tive na epoca de procriaçao eu vou dar os finhotes

    ResponderExcluir
  6. Comprei um beta a 3 dias, e ele não está comendo. Ele pega as bolinhas e solta. O que acontece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente, isso acontece no primeiro dia, pela troca d aquario, mas se esta persistindo, talvez a bolinha seja grande demais, tente dividi-la... ou, se ainda assim ele naum comer, tem aquelas formiguinhas d asa pequenininhas q qdo cai na agua ele come, talvez se arrumar alguma, veja se ele come, ou, ultima sugestao, va ateh o lugar q vc comprou e relate o acontecido, quem sabe eles naum saibam resolver... rsrs

      Excluir
  7. Tenho duas bettas femeas num mesmo aquário separadas por uma placa de acrílico pois as duas juntastavan brigando muito e dou cerca de trinta bolinhas para cada uma por dia só não mais por medo de fazer mal pois apetite elas tem

    ResponderExcluir
  8. Você vai matar suas bettas de tanto comer, 30 bolinhas pra cada é demaaais..

    ResponderExcluir
  9. As dicas sao maravilhosas..tirou toda a minha duvida obrigado

    ResponderExcluir
  10. Então, eu crio Bettas, e a pergunta é a seguinte: Quantas vezes por semana eu posso alimenta-lo com a larva do besouro do amendoim?

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho um peixe betta e do comida a ele duas vezes ao dia e ele ser comporta muito bem .ele so fica embaixo do aquario'e estou muito preocupada.sera que estar doentinho.alguem me ajuda.

    ResponderExcluir
  12. Oii tenho uma Betta chamada Vicky vermelha ela eh linda e tá comigo há seis meses... parece saudável e fika mt feliz quando eu dou comida a ele, obrigada pelas dicas! Mas, tenho uma dúvida em relação ao aquario... ela mora em um de um pouco mais de um litro e quero passa-la para um de 20 ou 10 litros, pois quero q ela tenha bastante espaço pra nadar! Nao tem nenhum perigo dela estranhar e fikar depressiva ne? nao quero por uma amiguinha pois ela é agressiva com outras bettas femeas, e quero ela sozinha. Obrigada, se puder me responda :D

    ResponderExcluir
  13. Acabei de comprar um beta para meu filho, o vendedor disse que desse 2 bolinhas de 2 em 2 dias, to achando pouco demais, mas provavelmente era o que ele comia lá, mas vejo que ele tem bastante apetite, o que você me aconselha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus duas bolinhas de dois em dois dias pouco demais, pode dar até 6por dia assim q trato do meu betinho nino. Bjs

      Excluir
  14. é normal ele vomitar de vez em quando?

    ResponderExcluir
  15. Meu betta come demais. ele fica do lado do meu computador e toda hora ele fica agitado como se pedisse comida. sempre dou umas 4, uma a uma e ele come todas com muita vontade. é normal pois ele não sabe a proxima hora na qual vai comer? comprei ele dia 01/06/2015 e ja troquei a agua pelo menos 3 vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita ele fica agitado por causa do computador!
      Eles n gostam de barulho!
      O meu fica encima da cômoda no meu quarto!
      E ele é super tranquilo!

      Excluir
  16. Ganhei um betta e ele simplesmente ama comer. Toda vez que me vê fica todo agitado pedindo comida e tenho medo de que as 5 bolinhas que dou não sejam o suficiente. Será que posso dar mias?

    ResponderExcluir
  17. Quero dar os parabéns ao autor deste artigo, e indicar o Peixe Betta Saudável - Manual Completo que ensina a como aumentar a vida do seu peixe beta até o dobro do tempo com mais saúde e energia.

    ResponderExcluir
  18. Eu comprei um hoje e nao diseram se era macho ou femea e agora nao sei indentificar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o macho tem a calda mais grande do que a femea e ele é muito agresivo e as femeas são doseis

      Excluir
  19. Oi eu tenho um Betta e essa dica mr ajudou muito :)

    ResponderExcluir
  20. ola o meu betta come bem ração sera dei larvas de mosquito mas ele as vezes fica paradão no fundo o que sera ? amo esse peixino e quero ele saudavel

    ResponderExcluir
  21. Eu dei 10 bolinhas em manhã as 6:15h antes de ir trabalhar. Como esse horário o Betta ta dormindo ñ sei se ta alimentando bem. Chego a noite fico preocupada se ja comeu ou ñ. O q se acha posso dar 5 bolinhas em manhã e 5 bolinhas a noite? Pq só a noite consigo ver se ta alimentando bem. Nunca tive peixe da minha vida. Esse é o primeiro q to cuidando...

    ResponderExcluir
  22. A minha peixinha golde fica sempre no fundo o que sera. Fico preocupada

    ResponderExcluir
  23. Olá,ganhei um betta, e o cara que vendeu, disse que era pra dar duas bolinhas de comida de manhã e duas a noite. Somente isso... So que eu estou achando muito pouco

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Eu ganhei um Betta e me disseram que tenho que dar 10 bolinhas de manha e mais 10 só no outro dia... Isso esta correto??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu dou 8 bolinhas por dia, 4 de manhã e 4 de noite, e o meu betta sempre nada feliz no aquario e sempre está ancioso em me ver, então acho que você deveria fazer o mesmo!

      Excluir
  26. Gente o betta tem um tem o estômago do tamanho do propio olho, então é melhor seria 4 bolinhas por dia! e uma vez ao dia!

    Se der um monte de comida ele vai comer do mesmo jeito pois na natureza é do instinto dele comer até saciar a fome por isso ele come muito, mas quando cirado em casa sabemos que sempre iremos tratar deles!

    ResponderExcluir
  27. Alguém pode me falar qdo da ração em flocos eu dou? Estou dando 1 pitada 1x ao dia, será q está correto? Não quero q ele passe fome.

    ResponderExcluir
  28. Quanto tempo ele pode ficar sem comer peixe Betta

    ResponderExcluir
  29. Oii eu tenho um betta azul ele é homem..
    Comprei ontem
    E queria saber quantas bolinhas eu posso dar pra ele?

    ResponderExcluir
  30. Meu betta e vermelho não sei se é macho ou fêmea como saber

    ResponderExcluir